Boa tarde meus caros!
Vimos ontem o terceiro entrepost. Hoje daremos início à tradução de “For-Pay Remailers”, de satoshi nakamoto Hal Finney, publicado em 1994. Serão três versículos, este é o primeiro.
Remailers Remunerados
Hal Finney
28 de outubro, 1994
E se pudéssemos fazer dinheiro ao rodar um remailer?
Atualmente, a maioria dos operadores de remailers estão operando por altruísmo. Isso é bom de muitas maneiras, mas tem seus problemas, como os eventos recentes mostraram:
- falta de motivação para manter os remailers operando quando confrontados com inconvenientes e possíveis riscos legais.
- facilidade de ataques de spam por usuários mal-intencionados
- falta de incentivo para um serviço de remailer de qualidade comercial
Tenho certeza de que todos podemos pensar em mais. Eu sei que seria muito mais justificável continuar a rodar o meu remailer se ele estivesse trazendo alguns dólares por mês.
Acho que há alguns experimentos em remailers pagos que foram tentados. Sameer está, penso eu, cobrando por alguns serviços, embora talvez fosse apenas para endereços de retorno anônimos. Há muito tempo, Karl Barrus tinha um serviço que exigia “selos digitais” pré-emitidos, mas não acho que muitas pessoas o usaram.
O tempo pode estar maduro para encarar isso com mais seriedade. Vários fatores estão se aproximando:
- alguns esforços na padronização de comandos de remailer e cooperação de operadores (por exemplo, esta lista)
- uso mais amplo de scripts e programas utilitários para ajudar as pessoas a usarem os remailers em vários sistemas de dinheiro real concorrentes que estiveram online apenas no último mês, o que permite que você seja pago por coisas na rede.
Para expandir isso:
Obviamente, é difícil operar um serviço de remailer que cobra se outras pessoas oferecerem o serviço equivalente gratuitamente. Como é muito fácil iniciar um remailer, o custo marginal para fazer isso é baixo, por isso os lucros também são baixos. No entanto, embora seja fácil iniciar um remailer, não é tão fácil manter uma execução em face de reclamações de destinatários de mensagens abusivas ou publicações inadequadas; incômodos de sysops (operadores do sistema), de donos, de net feeds, ou de outros acima nessa grande cadeia de comando; possíveis problemas legais quando ocorrem comunicações ilegais; possíveis ameaças de ações judiciais (tais como dos cientistas quando seus documentos sagrados são postados), etc. Portanto, não devemos ser enganados em pensar que a execução de um remailer é gratuita.
Por outro lado, devo deixar claro que não esperaria uma fortuna neste serviço. Algo na ordem de um centavo uma mensagem parece razoável apenas em um palpite. Talvez devesse ser um fator de 10 maior ou menor.
Foi este nosso versículo de hoje. No próximo a segunda parte. Até amanhã, fiquem com Deus!