Boa noite irmãos!
No versículo de ontem vimos a tradução de “Intrapolynomial Cryptography”. Hoje começamos a tradução de “Secure Property Tiles with Owner Authority”, também de satoshi nakamoto Nick Szabo, publicada em 1998. Serão quatro versículos, começando por este.
Títulos de Propriedade Segura com Autoridade do Proprietário
Nick Szabo
Originalmente publicado en 1998
O advento da escrita melhorou muito o rastreamento dos direitos de propriedade e, de fato, deu origem a nossos modernos sistemas de direitos de propriedade e leis. No entanto, registros escritos provaram ser bastante vulneráveis ao abuso. Um padrão comum durante eras de instabilidade política ou opressão tem sido o confisco de terras através da falsificação ou destruição de registros públicos. A reconstrução de registros informais, como a residência registrada em listas telefônicas, mesmo quando possível, é onerosa e repleta de erros e potencial para fraudes [1]. Uma grande quantidade, em alguns lugares a maioria, das propriedades em países em desenvolvimento não é formalmente titulada [2]. Mesmo durante épocas de estabilidade política nos países desenvolvidos, ocorrem muitos problemas caros com títulos [3]. A transcrição direta de registros escritos em um repositório online centralizado tornaria muitos desses problemas ainda piores – os registros eletrônicos podem ser altamente vulneráveis a perdas e falsificações, e os insiders são a fonte mais comum desses ataques. Este artigo propõe um banco de dados de títulos seguro e distribuído para evitar tais ataques contra os direitos de propriedade no futuro.
Muitos tipos de recursos da Internet têm uma característica básica: os usuários devem concordar com seu controle através dos limites de confiança. Um grande exemplo é os nomes. O artigo “Names: Decentralized, Secure, Human-Meaningful: Choose Two” descarta não apenas a ubiquidade e a importância deste problema, mas também a possibilidade de solução [4]. Em vez disso, os petnames¹ são propostos. Estes são, na melhor das hipóteses, meros mnemônicos para traduzir legíveis em nomes criptográficos; Petnames não fazem nada para garantir a nomeação através dos limites de confiança. Todos os três atributos – descentralização, segurança e com significado humano – devem ser fornecidos para que as pessoas se comuniquem e sejam comunicadas com segurança pela Internet, e este documento, juntamente com o artigo “Advances in Distributed Security”, mostra como fornecer todos os três.
De maneira mais geral, mostramos como implementar direitos globais transferíveis, aplicados inteiramente por protocolo, a nomes, atribuições, bit gold e propriedade puramente informatizada similar de propriedade de uma entidade particular, mas possuídos e invocados pelo público, e como implementar um banco de dados de títulos seguro para outros tipos de propriedade. Para um exemplo específico de direitos de limite de confiança cruzada aplicados inteiramente por protocolo, consulte minha proposta de integridade de nome em sistemas de arquivos de limite de confiança cruzada.
Em todos os casos de direitos de propriedade, existe um espaço definido, seja um namespace (espaço de nomes)² ou espaço físico, e a tarefa é concordar com atributos simples ou direitos para controlar subdivisões desse espaço. Em alguns casos, um nome ou outro símbolo corresponde a uma pessoa ou objeto pertencente ou controlado por essa pessoa. Por exemplo, os usuários da Internet devem concordar sobre qual nome de domínio corresponde a qual operador do site. Em outros casos, estamos simplesmente preocupados com o controle sobre uma subdivisão do espaço. Com o setor imobiliário, devemos concordar com quem possui vários direitos (ocupar a superfície, minerar os minerais, etc.) para um pedaço de terra. Com o espectro de rádio, devemos concordar sobre quem possui qual faixa de frequências e em qual espaço físico (ou poder de transmissão como uma aproximação facilmente observada do espaço físico usado).
É a hipótese do autor de que todos esses acordos de controle, incluindo o controle sobre a semântica dos símbolos, sejam feitos e respeitados através dos limites da confiança, são problemas de concordância e manutenção dos direitos de propriedade. Assim, os resultados deste artigo são muito mais gerais do que parecem a princípio – creio que este documento fornece uma solução para proteger namespaces e problemas semelhantes, bem como o problema de registrar com segurança acordos sobre os direitos tradicionais de propriedade. Destacar a natureza dos direitos de propriedade dos diretórios públicos também destaca as limitações desses mapeamentos – por exemplo, nomes, endereços e outros símbolos cuja semântica é controlada por uma pessoa podem frequentemente ser delegados, assim como a propriedade pode ser dada ou alugada.
Novos avanços na tecnologia de bancos de dados replicados nos permitirão manter e transferir com segurança a propriedade de uma grande variedade de tipos de propriedade, incluindo não apenas, terras mas bens imóveis, securities (valores imobiliários), nomes e endereços. Essa tecnologia nos dará registros públicos que podem “sobreviver a uma guerra nuclear”, nos moldes do objetivo original de design da Internet. Enquanto bandidos ainda podem tomar a propriedade física à força, a existência continuada de registros de propriedade corretos permanecerá um espinho no lado dos requerentes usurpadores.
Uso palavras políticas neste ensaio como metáforas para descrever como nosso software de título de propriedade hipotético, e especialmente seu protocolo para distribuir o banco de dados de títulos através de uma rede pública, poderia funcionar. Um grupo, chamado clube de propriedade, se reúne na Internet [5] e decide acompanhar a posse de algum tipo de propriedade. A propriedade é representada por títulos: nomes referentes à propriedade e a chave pública correspondente a uma chave privada mantida pelo seu proprietário atual, assinada pelo proprietário anterior, juntamente com uma cadeia de títulos anteriores. Os nomes dos títulos podem descrever “completamente” a propriedade, por exemplo, alocações em um namespace. (É claro que os nomes sempre se referem a algo, a semântica, então tal descrição não é realmente completa). Ou os nomes dos títulos podem ser simplesmente rótulos referentes à propriedade. Várias descrições e regras – mapas, títulos, e assim por diante – podem ser incluídas.
¹ [nota minha] namespace: delimitador abstrato (container) que fornece um contexto para os itens que ele armazena (nomes, termos técnicos, conceitos…)
² [nota minha] Os sistemas Petname são sistemas de nomes que afirmam possuir todas as três propriedades de nomenclatura do triângulo de Zooko – global, seguro e memorável.
Foi este o primeiro versículo da obra. Amanhã o segundo. Ricas bençãos!