Publicidade

O Evangelho de Satoshi Nakamoto – Cap. 31 vers. 1

Por Leonardo Broering Jahn

Boa noite meus queridos!

No versículo anterior o 6º Entrepost. Hoje começamos mais uma obra de Satoshi Nakamoto Nick Szabo. Desta vez será “Proplets: Devices for Controlling Property”, publicada em 2001. Serão 3 versículos, começando por este.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Proplets: Dispositivos para Controlar Propriedade

Nick Szabo

2001

A civilização desenvolveu práticas altamente desenvolvidas para determinar se certas ações são permitidas ou não, ou quem deve prevalecer em uma disputa, a saber, a lei. Esse conjunto de conhecimentos não pode ser reinventado do zero; portanto, a segurança do comércio eletrônico deve se basear fortemente nele – incorporando direitos de propriedade, contratos e direito civil em tecnologia em um nível muito básico. Proplets definem a arquitetura básica de segurança para coleta, aplicação e negociação de evidências locais de tais leis.

Proplets não dependem de planejamento central, IA ou de um único terceiro confiável para qualquer função. O planejamento central não é capaz de explicar o conhecimento e as preferências distribuídas e diversificadas de diferentes pessoas. Um “terceiro confiável” é um sinônimo de bom som para uma falha de segurança aberta que um designer escolhe ignorar. O design de Proplet enfatiza fortemente a eliminação de tais exposições.

A chave é criar, no nível mais básico da tecnologia, código (no sentido jurídico e de software) que permite que um povo amplamente distribuído, cada pessoa com suas próprias informações, circunstâncias e preferências, cooperem dentro de fontes conhecidas, restrições mutuamente aceitáveis e fortemente aplicadas. Com essas restrições, os riscos e benefícios da tecnologia são equilibrados, as armas são monitoradas e restritas com segurança em seu uso apenas a condições muito restritas, específicas e legais, e para cada pessoa há mais lucro com a paz do que com a destruição.

💸 Receba até 5.000 USDT em Recompensas
Abra Sua Conta na BingX

O objetivo do design de proplet é controlar objetos físicos com protocolos digitais. Os proplets protegem sua estrutura e função de não proprietários e observam o ambiente quanto a fenômenos que afetam uma região, uma matéria ou seu proprietário. Um proplet é um dispositivo eletromecânico (por exemplo, um dispositivo MEMS) com as seguintes habilidades principais:

  • Sabe quem é o dono
  • Sabe onde está no espaço e no tempo
  • Ele pode se comunicar com segurança com proplets próximos, em uma rede pública e com seu proprietário
  • Ele contém um computador, chamado módulo de propriedade, que é uma extensão segura da base de computação confiável do proprietário
  • O módulo de propriedade exerce com segurança o controle sobre uma máquina via emaranhamento (explicado abaixo), ou sobre matéria inanimada próxima através de sensores, efetores, registro público e lei.
  • Ele pode reconhecer com segurança proplets próximos pertencentes ao mesmo proprietário

Um proplet também pode, opcionalmente, ter as seguintes habilidades:

  • Ele pode cooperar com proplets próximos, especialmente aqueles de propriedade do mesmo proprietário ou sob contrato com o proprietário. Isso pode incluir a fabricação de estruturas e máquinas maiores.
  • Módulos de computação convidados – extensões da base de computação confiável de um não proprietário do proplet para fins de comunicação rápida de protocolo. O hóspede pode armazenar dados e programas proprietários no proplet em seus módulos convidados, onde eles são inacessíveis ao proprietário, exceto por meio de serviços projetados pelo hóspede. Os módulos convidados também podem executar localmente contratos inteligentes com o proprietário.
  • Módulos de escritura – operam contratos inteligentes, ou escrituras, criados por proprietários anteriores para vincular futuros proprietários.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A primeira parte é esta, damos seguimento à segunda no versículo próximo. Grande abraço!

Compartilhe este artigo
@leonardobjahn Natural de Florianópolis, SC 27 anos Evangelista Bitcoin Graduando Administração na UFSC Professor particular e tradutor de Inglês
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile