Publicidade

O Evangelho de Satoshi Nakamoto – Entrepost 1

Por Leonardo Broering Jahn
Foto: BitNotícias

Buenas tardes hermanos! (no clima dessa excelente novidade na Argentina)

No versículo de ontem, trouxe pra vocês a obra “The Crypto Anarchist Manifesto“.
Hoje, depois de 5 Capítulos, trago a vocês o primeiro “Entrepost” (se não existe essa palavra, acabei de inventar). Nele vou revisar o que vimos até agora e em seguida sugerir alguns canais no youtube que me ajudaram/ajudam bastante..

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Revisão

Capítulo 1

No primeiro capítulo do Evangelho, eu postei em 13 versículos a obra
Shelling Out de Nick Szabo, publicada em 2002. Essa obra conta, através de uma abordagem multidisciplinar, como surgiu o dinheiro. Na verdade, o ‘proto-dinheiro’, os colecionáveis, a versão primitiva do que conhecemos por dinheiro e as instituições que englobam essa invenção/descoberta humana, além da importância dela para nossa sobrevivência e evolução através da cooperação.

Capítulo 2

No segundo, vimos a obra The God Protocols. Publicada em 1997, também de autoria de Nick Szabo. Apresentei em 3 versículos, e nela vemos, agora com um foco mais na área de Tecnologia da Informação, como seria um protocolo ideal que fosse capaz de substituir o terceiro de confiança nas nossa relações contratuais e negociações e quais suas limitações (na época). O autor apresenta a ideia de computação multipartidária e auditoria confidencial como fundamentais à esse protocolo, que chamou de “O Deus Protocolos”

🎟️ BitSampa 2024: 50% dos ingressos do primeiro lote já vendidos!
Compre seu Ingresso Agora

Capítulo 3

A terceira obra que traduzi, em 2 versículos, foi “Multinational Small Business“, mais uma vez do Nick, publicada em 1993. Nela o autor nos chama atenção para o fato de que a maioria das empresas do mundo são pequenos negócios, porém devido a barreiras legais, de cultura, de custos de transporte e telecomunicações, essas pequenas empresas não conseguem ter um alcance global. Com os custos de trasporte e telecomunicações caindo vertiginosamente, e as barreiras legais se tornando transponíveis através de tecnologias independentes de jurisdição, como criptografia forte, firewalls, dinheiro digital, e etc, a única questão que faltaria “atacar” seria a questão cultural e de linguagem, que é o menor dos problemas na verdade, visto que o Inglês, por exemplo, já era na época a língua global para tecnologia e negócios.

Capítulo 4

Nesse capítulo, traduzi, em 2 versículos, a obra “A Declaration of the Independence of Cyberspace” de John Perry Barlow, publicada em 1996. Nela o autor afronta os governos do mundo industrial, rejeitando sua autoridade, e declara a independência do Ciberespaço, o mundo virtual. Mundo este sobre o qual não há soberania dos estados e onde será criada uma nova civilização (pelo menos para a mente), possivelmente mais justa e humana.

Capítulo 5

No último capítulo até então, eu trouxe “The Crypto Anarchist Manifesto“, em um único versículo, do Timothy C. May, publicada inicialmente em 1988. Nesse artigo o autor apresenta a ideia de Cripto Anarquia, uma (R)evolução econômica e social, possibilitada por avanços tecnológicos que já existiam na década anterior, porém ainda era necessária uma evolução na velocidade de processamento dos PC’s e das redes de computadores. Evolução que estava prestes a acontecer. O autor chama atenção para a tentativa que os governos fariam para desacelerar essa (R)evolução, e ainda compara esses avanços com a invenção da máquina de impressão tipográfica de Guttenberg, e as mudanças que ela causou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Sugestões

Quero sugerir aqui alguns canais em que estou inscrito, tanto nacionais como internacionais. Daí vocês podem perguntar:
– mas gzus, tu vais sugerir concorrentes do bitnada??
E eu respondo:
– Sim!
Porque acredito que devemos fortalecer o ecossistema, independente de concorrência. Concorrência é lindo. Se o canal é bom, a gente deve compartilhar.
Da mesma forma que, depois de começar a escrever aqui pro BitNoticias, não parei de seguir e também me informar por outros portais como: o Criptomoedas Fácil, o Guia do Bitcoin, o Portal do Bitcoin, e etc.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nacionais:
Bitnada evidentemente
Fausto Botelho
Dash Dinheiro Digital
Fernando Ulrich (que me bloqueou no twitter sem nenhum motivo aparentemente ¬¬, mas não tem problema, é um baita canal e merece ser compartilhado, aprendi/aprendo muito com ele)
Investtor
Avelino Morganti
Criptomaníacos

Internacionais:
aantonop
The Dollar Vigilante
Crypto Daily
Sunny Decree

Provavelmente alguns, ou quem sabe todos, vocês já conhecem. Se não, não deixem de conferir. Cada um evidentemente tem seu foco, alguns são mais fundamentalistas, outros focam mais em análise técnica. Alguns são mais sérios, outros com pitadas de humor, mas todos com conteúdo de qualidade!
Conhece algum outro que não mencionei aqui?? Deixa aí nos comentários..

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por hoje é isso meus amigos, amanhã voltamos com a programação normal, o Capítulo 6.
Até a próxima, grande abraço e muitas bençãos!

Compartilhe este artigo
@leonardobjahn Natural de Florianópolis, SC 27 anos Evangelista Bitcoin Graduando Administração na UFSC Professor particular e tradutor de Inglês
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile