Publicidade

O Evangelho de Satoshi Nakamoto – Entrepost 3

Por Leonardo Broering Jahn
Foto: BitNotícias

Povo de Deus, boa tarde!

No versículo de ontem a última parte de “Cyberspace, Crypto Anarchy, and Pushing Limits”. No post de hoje, o resumo das últimas 5 obras traduzidas e 2 vídeos do Andreas Antonopoulos que fiz as legendas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Capítulo 11

No capítulo 11, vimos a obra “Online Cash Checks“, de David Chaum. Uma obra bastante técnica que apresenta três técnicas que visam aumentar a conveniência, fazer uso mais eficiente dos fundos e melhorar a privacidade, em projetos de dinheiro digital. A obra foi publicada em 1989. É importante lembrar que Chaum foi um dos primeiros proponentes de um sistema de dinheiro digital anônimo. Um dos pioneiros dessa tecnologia que estamos vendo funcionar hoje.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Capítulo 12

No 12, a tradução de uma obra de Hal Finney, onde ele traz uma crítica bem fundamentada do funcionamento do PGP como sendo uma rede de confiança, e esclarece alguns pontos que podem ser mal interpretados. Uma vez que é necessário confiar em pessoas que estão no máximo a dois saltos de distância na rede de conexões da rede. “Posso me comunicar com as pessoas que conheço, e posso me comunicar com as pessoas que elas conhecem, e é isto.” Isso gera uma certa dificuldade de se confiar na rede, diferentemente do que se poderia imaginar.

Capítulo 13

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Neste capítulo, traduzo uma baita de uma obra de Tim May, de 1994.
“A cripto anarquia é a realização ciberespacial do anarco-capitalismo, transcendendo as fronteiras nacionais e libertando os indivíduos para fazer os arranjos econômicos que quiserem consensualmente.” Nela o autor relaciona a criptografia forte com as comunidades virtuais, e as implicações dessa relação. E como se darão esses esforços de criação e implementação de moedas digitais e também a colonização do ciberespaço. Interessante lembrar que ele levanta essa discussão em 94, prevendo o futuro que estamos vivendo hoje com a deepweb e as criptomoedas. De fato um visionário.

Capítulo 14

Neste, vimos a tradução de uma obra de Hal Finney. Nela o autor trata de uma outra obra de Chaum, Fiat, e Naor, do Crypto 88, intitulada “Untreaceable Eletronic Cash”. É uma obra bastante técnica embora seja uma simplificação do trabalho de Chaum e companhia. Ela trata do funcionamento de um sistema de dinheiro digital, onde o usuário consegue se manter anônimo desde que não tente trapacear realizando gasto duplo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Capítulo 15

E por fim, mais uma obra de Tim May, de 94. Onde ele sugere desafiar os limites do possível no momento para que pudéssemos se preparar para o futuro. A ideia era um sistema de pagamentos para se prevenir do “mailbombing”, ou seja, do flood de mensagens, juntamente com a questão do ciberespaço, e as questões que seriam relevantes no futuro. É muito interessante a visão desses autores. Na época tudo isso parecia ficção científica, hoje é uma realidade.

 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sugestões

Hoje sugiro dois vídeos do Andreas Antonopoulos que fiz as legendas (aperte em “detalhes”, em legendas, e selecione o português.) :

https://youtu.be/Idd3Zy98lsM
https://youtu.be/dSpFbg7jlDw

Foi este o post de hoje. Amanhã volto com o Capítulo 16. Ricas bençãos e grande abraço a todos!

Compartilhe este artigo
@leonardobjahn Natural de Florianópolis, SC 27 anos Evangelista Bitcoin Graduando Administração na UFSC Professor particular e tradutor de Inglês
Sair da versão mobile