Publicidade

O parlamento norueguês rejeitou Projeto de Lei com forte regulação sobre a mineração de criptoativos no país

Por Jorge Siufi

O projeto de lei dos representantes dos partidos de esquerda, que visa a proibição total da mineração de criptomoedas com uso intensivo de energia, não recebeu o apoio da maioria dos deputados noruegueses.

Não à regulamentação pesada

Em novembro do ano passado o governo norueguês começou a considerar propostas de proibição parcial da mineração de criptomoedas apresentadas pelos reguladores suecos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em março deste ano um conjunto de partidos de esquerda liderado pelo partido Rödt apresentaram um Projeto de Lei ao parlamento norueguês para proibir a mineração de criptomoedas com uso intensivo de energia e regular os gastos de energias das empresas de mineração.

Com a Lei as empresas de mineração de criptomoedas teriam uma limitação no consumo de energia, além de outras imposições regulamentares.

Uma delas previa o aumento da taxa de energia elétrica que é diferenciada no país, onde as indústrias pagam um valor bem mais reduzido no quilowatt-hora do que o cidadão comum.

🎟️ BitSampa 2024: 50% dos ingressos do primeiro lote já vendidos!
Compre seu Ingresso Agora

O Projeto citava como motivos as mudanças climáticas, as grandes emissões de poluentes, e o alto gasto de energia de países escandinavos que não cumprem o acordo climático de Paris.

Em votação esta semana (10) o parlamento norueguês não aprovou o Projeto de Lei em nenhuma de suas disposições.

A convenção dos partidos disse que estava decepcionada com a maioria dos colegas do parlamento, pois “no futuro, planejamos eletrificar grande parte do país e, se não quisermos estragar a natureza norueguesa, devemos priorizar para que e como essa energia será usada”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Apesar do fato de que agora temos energia suficiente, teremos que priorizar mais rigorosamente no futuro, especialmente se substituirmos os combustíveis fósseis por renováveis, e a Europa se tornar menos dependente da Rússia”, disse Sofie Marhaug, representante do partido Rödt no parlamento.

Continuando, disse que “parece que a maioria parlamentar prioriza o mercado, e está pronta para cobrar da população o preço pela mineração de criptomoedas”.

A não aprovação deste Projeto de Lei não quer dizer que o país não vá discutir a mineração de criptoativos, mas sim estruturar o mercado de mineração junto aos demais países da União Europeia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em abril deste ano líderes da União Europeia se reuniram para discutir a mineração de criptomoedas cogitando a hipótese de proibir o sistema de prova de trabalho.

As discussão deverão continuar, mas o parlamento norueguês já mostrou que o que deverá acontecer é a estruturação de uma regulação, mas não uma proibição da mineração.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile