Publicidade

O projeto que pode desbancar o Ethereum

Por Jorge Siufi
Página da Web do Polkadot

Duas coisas logo nos passa à cabeça quando vemos um projeto em criptomoedas saltar em capitalização de mercado: Ou é scam ou faz parte do Hype.

Compreensível, pois recentemente os protocolos DeFi tem nos proporcionado este tipo de interpretação. Foram vários os scans que surgiram nos últimos meses, ou foram várias as criptomoedas com protocolos DeFis que explodiram em valor unitário no mesmo período.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mais recentemente um projeto entrou entre as Top10 de mercado, e ele não faz parte do Hype, não é uma DeFi, e está longe de ser um scam.

Recentemente a Polkadot conquistou o sétimo lugar em capitalização de mercado pelo Coinmarketcap e dali não saiu mais.

Mais importante, se aproxima do Ethereum, ultrapassa uma concorrente direta, a Binance; e também chega para concorrer com estas, e com o Tron e o OMNI pelo seu espaço no mercado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Evoluindo o conceito de blockchain e a sua utilidade, O projeto Polkadot é um intercomunicador de blockchains, e traz o novo conceito de parachains (cadeias paralelas ou periféricas) para as blockchains.

De fato, o Polkadot não é um projeto novo. Muito pelo contrário, a sua rede vem se desenvolvendo há mais de 3 anos, sendo que apenas este ano teve seu Token listado em grandes exchanges, como a Binance e a Kraken.

O projeto Polkadot foi lançado em 2017, e recentemente passou por transformações, como a redenominação do Token Dot e o lançamento da plataforma mainnet Polkadot.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Estes dois últimos passos foram cruciais para a alavancagem do Token Dot, mas uma votação realizada pelos integrantes da comunidade Polkadot permitiu um passo significativo para a prosperidade do projeto.

Além da votação sobre a redenominação do Dot, que comentaremos a seguir, a comunidade concluiu uma votação que foi favorável à transferência dos Tokens de seus proprietários à comunidade, o que permitiu que o Token Dot fosse listado nas exchanges citadas.

A redenominação de um Token era algo que nunca tinha acontecido no ecossistema das criptomoedas, mas por exemplo, é um processo normal que ocorre em Papéis das Bolsa de Valores, ao qual conhecemos como desdobramentos de ações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com o consentimento da comunidade PolkaDot, a redenominação do Dot fez com que cada Token fosse transformado em 100 novos Tokens, diminuindo o valor unitário do Dot sem aumentar a capitalização de mercado global da criptomoeda.

Isto fez com que o valor unitário do Dot diminuísse, se tornando mais acessível aos investidores.

Apenas para vermos a seriedade do projeto, ao anunciarem a redenominação dos Tokens, mas principalmente a transferência da propriedade destes, abriu-se a possibilidade do Dot ser listado em grandes exchanges, e elas que se apresaram para fazê-lo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entretanto, com o voto de transferibilidade em mãos, a Binance e a Kraken foram ligeiras demais e listaram o Token 3 dias antes da data informada para a redenominação, o que poderia ter comprometido o sistema Polkadot.

Não por menos, o seu criador, Gavin Wood, não hesitou em twittar “puxando a orelha” das exchanges.

Esta ação (das exchanges) colocou a comunidade Polkadot em risco

Gavin Wood

Wood é nada menos que o fundador da Parity Technologies, uma empresa que cria a base dos projetos de blockchain, e é co-fundador da rede Ethereum. Segundo ele o Polkadot é a evolução da rede Ethereum.

Thomas Khun, analista da empresa de pesquisa Quantum Economics chegou a dizer que os desenvolvedores do Polkadot não “estavam esperando o seu Token supervalorizar para caírem fora do projeto”.

O Polkadot foi projetado pela Web3 Foundation, atualmente possui mais de 100 desenvolvedores em sua plataforma, e constitui parcerias com as empresas de tecnologia e segurança Parity Technologies, ChainSafe, Soramitsu, e Polkadot Js.

Em julho deste ano, uma outra votação entregou todos os direitos de governança do projeto a seus desenvolvedores e comunidade, sendo mais um passo evolutivo para a segurança da rede.

Em sua página da Web, o Polkadot apresenta a descrição de seu RoadMap atualizado e lista os principais passos do projeto.

Sobre o Projeto

O projeto Polkadot permite a transferência de dados e ativos entre blockchains de qualquer tipo, e não apenas Tokens.

A conexão com o Polkadot através das parachains oferece a capacidade de interoperabilidade com uma grande variedade de blockchains na rede Polkadot, além de poder se intercomunicar com as blockchains da rede Ethereum.

O Polkadot fornece escalabilidade econômica permitindo que um conjunto comum de validadores proteja várias blockchains. O Polkadot fornece escalabilidade transacional ao espalhar as transações por vários blocos paralelos (parachains).

O usuário pode criar uma blockchain em minutos, e a operacionalidade entre as demais blockchains permitirá um aumento da segurança da rede desde o início, e não apenas com a adesão em massa e formação de uma comunidade.

As atualizações do projeto não necessitarão de Forks para integrarem novos recursos ou corrigir bugs, permitindo assim que o Polkadot se adapte às melhores tecnologias assim que estas se tornarem disponíveis.

Com o novo esquema de disponibilidade e validade de dados de Polkadot as cadeias poderão interagir umas com as outras de uma maneira significativa. As cadeias permanecem independentes em sua governança, mas unidas em segurança.

Por fim, o Polkadot tem um sofisticado sistema de governança onde todas as partes interessadas têm voz. As atualizações da rede são coordenadas em rede e realizadas de forma autônoma, garantindo que o desenvolvimento de Polkadot reflita os valores da comunidade e evite a sua estagnação.

Eis aí um projeto que agrega valor ao ecossistema das blockchains, e que justifica por meio de um trabalho fundamentado e em plena consolidação o lugar de destaque que acabou de ocupar na comunidade das criptomoedas.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile