O protocolo de finanças descentralizadas (DeFi), Uniswap, será lançado em outras duas redes de blockchain, a Gnosis e a Moonbeam.
Usabilidade entre cadeias
Atualmente o protocolo Uniswap está em funcionamento na rede Ethereum e em soluções de segunda camada como o Optimism e a Arbitrum.
Também está disponível na rede Polygon, que é uma sidechain da rede Ethereum.
Agora o Uniswap será integrado a duas redes independentes ao protocolo Ethereum.
O processo passou por uma votação dentro da organização autônoma descentralizada (DAO), e os detentores do token nativo da plataforma (UNI) aprovaram quase que por unanimidade a integração.
Tanto a Gnosis quanto a Moonbeam são redes descentralizadas que possuem compatibilidade com a interface da rede Ethereum.
A Gnosis é uma rede derivada do Ethereum focada em desenvolver ecossistemas de DeFis por meio de mercados preditivos, como oráculos, por exemplo.
Já a Moonbeam é uma parachain da rede Polkadot com capacidade de integração à rede Ethereum.
Na rede Moonbeam o Uniswap poderá ser expandido a todo sistema de parachains do protocolo Polkadot.
Tanto a Moonbeam quanto a Gnosis farão contribuições monetárias para o Uniswap, nos valores de US$ 2,5 milhões e US$ 10 milhões, respectivamente.
A verba da Moonbeam será investida em programas de educação e estudo, e a da Gnosis será prover liquidez à sua plataforma dentro da rede.
Com isso o protocolo Uniswap busca se tornar a plataforma que oferece um produto multicadeia visando a liderança do mercado das DeFis, disseram os desenvolvedores do protocolo.