Publicidade

O que é Token Taxonomy Act?

Por Bia Gomes

O tratamento fiscal das criptomoedas tem sido uma questão constante de idas e vindas desde o seu início. De um lado, os reguladores argumentam que as moedas digitais não são diferentes das ações tradicionais que as colocam no mesmo saco que os títulos aprovados pelo governo.

Por outro lado, os evangelistas da cripto e os lobistas opinam que as criptomoedas não devem ser associadas com ações tradicionais sob a égide de títulos e, portanto, devem ser mantidas longe das regulamentações que normalmente governam os títulos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Recentemente, em uma tentativa de estabelecer uma definição clara em linguagem legislativa para reduzir a incerteza jurídica em torno dos ativos digitais, o deputado Warren Davidson, de Ohio (EUA), reintroduziu o projeto de lei chamado Token Taxonomy Act no Congresso dos EUA.

O projeto foi apresentado pela primeira vez pelo congressista Davidson e deputados Darren Soto, Josh Gottheimer, Tedd Budd, Tulsi Gabbard e Scott Perry em dezembro de 2018, na conclusão do 115º Congresso como um meio de “conquistar […] a economia americana e para a liderança americana neste espaço inovador ”.

Primeiramente, o projeto de lei busca esclarecer e agilizar os regulamentos de cripto conflitantes de diferentes estados nos EUA.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mais tarde, em 14 de fevereiro de 2019, Davidson twittou que ele, juntamente com o deputado Darren Soto, está trabalhando na revisão do projeto de lei de acordo com as contribuições recebidas por eles. Davidson acrescentou que o projeto de lei atualizado seria reintroduzido no Congresso em breve, tendo em mente a necessidade urgente de regulamentos claros relativos ao tratamento de criptomoedas.

Agora, com a reintrodução do projeto de lei no Congresso, o nível de lúpulo entre os cripto-proponentes e lobistas aumentou acentuadamente.

O tratamento inconsistente de títulos entre vários estados tem, de acordo com os autores do projeto de lei, “certeza nublada para empreendedores e empresas que usam a tecnologia blockchain”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em seu nível de base, o Token Taxonomy Act procura fazer alguns ajustes no jargão legislativo, alterar o Securities Act of 1933 e o Securities Exchange Act de 1934.

O projeto de lei visa excluir “tokens digitais” da definição de um título que normalmente tem implicações fiscais associadas a ele. A atual definição legal de criptomoedas parece estar amplamente perdida na tradução. O Internal Revenue Service (IRS) trata os tokens como propriedade, a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) os trata como commodities, enquanto a Securities and Exchange Commission (SEC) aborda os ativos digitais como títulos.

Além disso, o projeto de lei também busca esclarecer a jurisdição oficial das agências reguladoras federais, como a CFTC e a Federal Trade Commission (FTC), para que não colidam com esses órgãos e seus esforços para salvaguardar os consumidores de fraudes financeiras.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, o aspecto mais importante da lei é que ela substituiria as leis estaduais que regem o tratamento de tokens digitais.

Em um cenário em que as regulamentações estaduais que envolvem tokens digitais se sobrepõem às disposições especificadas no ato, este último substitui o primeiro. Este aspecto do projeto de lei é de extrema importância, pois traz um grau de uniformidade ao tratamento de tokens digitais em todos os estados dos EUA, independentemente do tratamento da lei estadual local.


Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile