Publicidade

O que significa o processo do Trump contra BTC-e para a adoção cripto nos EUA?

Por Bruna Grybogi

Na semana passada, o Departamento de Justiça do governo Trump entrou com uma ação civil de 100 milhões de dólares contra a antigo BTC-e por fornecer todos os tipos de serviços financeiros a cidadãos dos EUA sem cumprir as regulamentações do país. Um novo mundo está chegando e pode representar uma grande mudança na composição da economia global da criptomoeda.

As empresas de criptografia vão odiar lidar com clientes dos EUA

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Não há escolha: as empresas não vão querer atender os clientes que moram nos EUA. O incômodo de lidar com os reguladores é simplesmente alto demais. Agora, obviamente, este é um país importante que representa muitos clientes de renda mais alta, e excluir o país significa perder negócios. No entanto, o relatório financeiro adicional necessário e a ameaça de uma grande repressão regulatória, tudo em um só país, provavelmente fará com que não valha a pena. Os custos e encargos necessários apenas para atender a um grupo isolado de clientes são provavelmente maiores do que o lucro de seus negócios.

Os EUA provavelmente se tornarão um lugar de investimento seguro em criptografia

Como resultado de tudo isso, as empresas de criptografia nos EUA entrarão no topo da regulamentação. Os cidadãos poderão comprar e vender, obter lucros e perder dinheiro, tudo de maneira segura e bem regulada. Infelizmente, isso também deixa pouco espaço para inovação e expansão econômica. Os serviços rápidos de crypto-to-crypto, como o ShapeShift, já viram seus negócios afetados, e é fácil ver mais modelos rapidamente chegarem à conclusão de que uma estrutura reguladora sufocante simplesmente não é viável para o que está sendo realizado. Os americanos podem, em grande medida, investir, negociar e fazer pesquisa e desenvolvimento, mas não farão muito mais, como inovar nos negócios e no domínio das aplicações experimentais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O resto do mundo vai se afastar em termos de inovação

É um grande mundo lá fora. Um dos principais benefícios das criptomoedas é sua natureza descentralizada, resistente à censura e sem fronteiras, e quando algo não é facilmente possível ou viável em uma parte do mundo, ele simplesmente passa para outro. Experiências radicais com modelos baseados em micro-tipping, jogos online, pequenas empresas e inúmeras outras aplicações para dinheiro digital descentralizado existem, e elas serão encontradas. Elas só serão encontradas fora dos limites dos EUA. Em um mundo onde o progresso econômico está se expandindo no ritmo da luz, isso pode criar uma grande perturbação na distribuição global da riqueza.

 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile