Publicidade

Os colaterais do DAI.

Por Caio Vicentino

Entenda um pouco mais como o DAI está e pode ser lastreado.

Então você já ouviu falar sobre a importância do DAI e por que ela é a melhor moeda estável pareada em 1 para 1 ao Dólar Americano que temos no mundo cripto. Mas agora quer entender o por que realmente isso é assim, já chega de confiar em alguém, então hoje vamos abordar como você na sua casa pode “auditar” o tanto de DAI emitido no mercado e quais os ativos que servem de lastro para a moeda estável manter o seu valor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A seguir vamos procurar OnChain (termo para pesquisas feitas com dados da própria blockchain), como podemos fazer para encontrar os DAI!

Acima podemos ver através da plataforma DeFiExplore, os DAI já emitidos no mercado, como podemos ver, existem hoje (14/07/2020), 11.345 CDP’scontratos colateralizados de debito ou cofres virtuais), que são utilizados para lastrear todos os DAI emitidos no mercado de maneira descentralizada.

Em um total de 196.650.695 DAI emitidos no mercado como um todo, e na sua media estão com um nível de colateral em 275.09%, ou seja, o sistema está bem saudável!

💥 10 Criptomoedas Promissoras para ficar de olho !
Dê o Próximo Passo e Invista Agora

Temos também a porção de cada ativo que lastreia o DAI separadamente para analisarmos.

Por exemplo, temos o principal ativo que lastreia o DAI, num total de 1.966.749 Ethereum(ETH) travado no MakerDAO chegando hoje a um total de 473.671.851 de dólares em lastro para DAI emitidos no mercado neste momento.

Importante ressaltar também que o máximo permitido para emissão em DAI atualmente por MKR holders(detentores do token MKR que tem poder de voto na governança descentralizada do protocolo MakerDAO), utilizando ETH como colateral está em 160.000.000 de DAI.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Podemos ver através da plataforma DaiStats, quantos DAI temos lastreados somente no ETH e já chega a 153.022.943.45 DAI emitidos, como podemos ver estamos próximos de um limite com cerca de 95.64% de toda a capacidade atual, mas isso pode ser alterado em votação aberta aos detentores de MKR, aumentando esse limite de 160 milhões DAI em ETH no máximo. Um dado importante é que de todos os DAI no mercado 77.81% estão lastreados somente em ETH, e isso por enquanto é motivo de critica pela centralização do colateral chave da moeda estável. Por outro lado, as decisões da governança descentralizada do MakerDAO tem adicionado novos colaterais para ajudar na diversificação dos ativos e isso é uma tendencia, ou seja, vamos ter cada vez mais ativos para lastrar o DAI e com isso, diminuir essa forte centralização do colateral em ETH.

Acima temos todos os outros ativos que hoje estão disponíveis de maneira descentralizada para pegarmos empréstimos em DAI e assim emitirmos moeda, coisa que so bancos centrais ao redor do mundo fazia de maneira licita até então.

Podemos notar também que o segundo maior lastro para a moeda estável descentralizada é o WBTC(Wrapped Bitcoin, é uma forma de Bitcoin que foi tokenizado; bitcoin que virou um token dentro da blockchain do Ethereum), que contribui com cerca de 4.145 WBTC ou 38.369.203 de dólares.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Enquanto isso os mais recentes adicionados como colateral, ZRX e KNC vem crescendo de forma sustentável também com o passar dos dias, somando as duas já temos um pouco mais de 800 mil dólares travados para lastro de novos DAI.

Esta mecânica de você travar suas criptos para pegarmos empréstimos com colateral é muito interessante no sentido de que ao fazermos isso, tiramos de circulação aqueles ativos do mercado, trazendo escassez e com isso quem sabe elevando o preço dos ativos base, a lei da oferta e demanda tradicional.

Com isso, espero que agora que você pode verificar como anda a saúde do sistema que controla o DAI, e não precisa confiar em ninguém pois sabe que cada moeda estável está com nível de colateral adequado, possa dormir mais tranquilo com seus DAI na carteira e si beneficiar de ter a liberdade de receber e enviar dólares para qualquer lugar do mundo, sem precisar pedir a permissão de ninguém!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre em contato para aulas sobre DeFi e Yield Hacking e video chamadas exclusivas através das minhas redes sociais.

Twitter: @caiovicentino @MakerDAObr

Instagram: @caioinveste / @MakerDAObr

Facebook

Unstoppable Domais: caiovicentino.crypto

Linkedin

Caio Vicentino.

Compartilhe este artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile