Publicidade

Pagamentos em bitcoins estão sendo derrubados por razões políticas

Por Bia Gomes

O Bitcoin Core quer se distanciar politicamente do antigo líder de projeto Gavin Andresen, do protocolo de pagamento BIP070 com o qual ele estava envolvido, e da empresa de processadores de pagamentos Bitpay, que é compatível com o BCH. As tentativas de remover o software associado a Gavin Andresen agora estão tendo efeitos reais na segurança dos pagamentos de bitcoin.

O Bitpay continua sendo criticado por implementar um requisito de protocolo de pagamento para aplicativos de carteira que desejam enviar dinheiro para um endereço Bitpay BTC ou BCH. O Bitpay, de repente, implementou o requisito sem muito debate e sem negociações públicas com outros membros da comunidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A reação instintiva inicial entre muitos usuários do BTC e BCH foi que “nenhuma empresa privada deveria poder fazer exigências sobre mudanças obrigatórias em todos os aplicativos de carteira BTC e BCH porque isso significaria que as decisões de mudança de software seriam decididas de forma centralizada. o que seria inaceitável para uma moeda que deveria ser descentralizada.” Mas esse raciocínio só funciona superficialmente e pára de funcionar se você gastar algum tempo para pensar mais profundamente sobre isso, e aqui está o porquê:

O protocolo de pagamento não foi criado pela Bitpay. Foi criado pelos indivíduos (independente do Bitpay) Gavin Andresen e Mike Hearn em 29 de julho de 2013, muito antes de Bitpay anunciar em 28 de novembro de 2017 que eles iriam exigir que os aplicativos de carteira usassem o Protocolo de Pagamento ao enviar dinheiro para o Bitpay . Muitos dos principais aplicativos de carteira da BTC já implementaram o suporte ao Protocolo de Pagamento independentemente do Bitpay – “Se você estiver usando as carteiras BitPay, Copay, Mycelium, Bitcoin Core, Airbitz ou Electrum para seus pagamentos de bitcoin, nada vai mudar. Essas verdadeiras carteiras de bitcoin já “falam” do Protocolo de Pagamento “- e antes de a Bitpay anunciar que começariam a exigir a compatibilidade com o Protocolo de Pagamento nos próximos meses.

O Protocolo de Pagamento removeria a possibilidade de o cliente Bitpay escolher a taxa de transação e dar essa decisão ao Bitpay. O Bitpay especificaria uma taxa de transação alta o suficiente para que eles ficassem razoavelmente confiantes de que acabariam recebendo o dinheiro de maneira razoavelmente oportuna, reduzindo assim bastante o número de tickets de suporte ao cliente gerados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Bitpay não tentou começar a controlar centralmente “as regras do Bitcoin”. Eles acabaram de ver uma maneira inofensiva de reduzir os custos do departamento de suporte ao cliente e anunciaram o requisito necessário para atingir essa meta com mais eficiência.


Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile