De acordo com uma reportagem da Bloomberg, os pais de Sam Bankman-Fried, Joseph Bankman e Barbara Fried, estão tentando obter um perdão presidencial de Donald Trump para seu filho, ex-CEO da exchange cripto FTX.
Bankman-Fried foi condenado a 25 anos de prisão após ser considerado culpado por fraudes bilionárias, em um dos maiores escândalos financeiros da história dos Estados Unidos. O movimento dos pais ocorre semanas após Ross Ulbricht, fundador do Silk Road, ter recebido perdão presidencial.
Busca pelo perdão e comparações com outros casos
A tentativa de obter o perdão de Trump segue o exemplo de Ulbricht, que foi libertado após 11 anos de prisão. No entanto, Bankman-Fried enfrenta obstáculos maiores.
Thanks to @realDonaldTrump's pardon, Ross got to hug his wife, mom, dad & sister outside the walls of prison. The past 36 hours have been a complete whirlwind and we keep pinching ourselves to make sure we're not dreaming.
So much gratitude, love, and hope for what's to come.… pic.twitter.com/A7vL5s6IEM
— Free_Ross (@Free_Ross) January 23, 2025
Durante a campanha presidencial de 2020, ele foi um dos maiores doadores do Partido Democrata, contribuindo com US$ 5,2 milhões para a campanha de Joe Biden. Esse histórico pode dificultar suas chances de obter o apoio de Trump.
Atualmente, a chance de Bankman-Fried conseguir o perdão é baixa. De acordo com a plataforma de previsão Polymarket, a probabilidade está em 6%, bem abaixo dos 95% registrados por Ulbricht antes de sua libertação.
A pressão da opinião pública também é um fator significativo, já que o caso da FTX resultou em bilhões de dólares em prejuízos para investidores.
Reações do mercado e próximos passos
Bankman-Fried foi considerado culpado por fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros relacionados ao colapso da FTX em 2022. Desde então, os esforços de seus familiares e advogados têm se concentrado em apelar da decisão e agora, em buscar o perdão presidencial.
Segundo fontes próximas, ainda não está claro se os pais do empresário já entraram em contato diretamente com a Casa Branca para tratar do assunto. Enquanto isso, especialistas acreditam que, mesmo se o perdão não for concedido, a influência da família e o histórico de doações políticas podem ser usados como barganha em processos futuros.
A comunidade cripto observa de perto os desdobramentos, pois o resultado deste caso pode estabelecer precedentes para outros envolvidos em escândalos financeiros no setor.