O governo do País de Gales confirmou, na última segunda-feira (14), que fez planos para lançar sua própria criptomoeda.
A moeda, chamada Celyn, seria uma opção para ajudar as empresas a negociar entre si sem usar a libra esterlina. As empresas poderiam negociar créditos, e não dinheiro, que seriam reutilizados na economia local. Não há menção sobre a moeda estar em uma blockchain.
Celyn é criada pela empresa de interesse comunitário Circular Economy Wales e está sendo premiada com 100.000 libras esterlinas dos Fundos de Desafio Fundamentais de Economia de 4 milhões de libras do governo galês. Isso poderia impulsionar a economia galesa em £ 250 milhões nos próximos dez anos, de acordo com uma página do evento da Circular Economy Wales.
Um teste sobre a Celyn começará na conferência Circular Economy Wales no dia 7 de novembro, com uma proposta de piloto a ser realizada em North Wales no próximo ano.
A Circular Economy Wales procurou inspiração fora do Reino Unido. Seu CEO, Eifion Williams, disse que Celyn, que é voltada principalmente para empresas, é baseada no sistema de crédito mútuo da Sardex, na Sardenha.
“O País de Gales é semelhante à Sardenha, pois as SMEs compõem 99% de nossos negócios, então isso tem potencial para impulsionar significativamente nossa economia.”, disse Williams.
De fato, o fundador da Sardex, Dr. Paolo Dini, apoiará o projeto.
“O fato de ser eletrônico facilita a rastreabilidade, o que leva à transparência tributária e, finalmente, a um melhor cumprimento tributário.”, disse Dini em entrevista.
“As vantagens (micro) econômicas para as empresas participantes são principalmente do capital de giro sem juros e do aumento no número de clientes decorrentes da substituição de importações.”, afirmou.