O Chefe de departamento de políticas monetárias do Banco Popular da China (PBoC), Sun Guofeng, afirmou que o yuan digital deverá ser lançado antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim.
De fato, de acordo com um relatório da Reuters, o PBoC ainda não possui um calendário com uma data oficial para o lançamento de sua moeda digital. Contudo, segundo o chefe do departamento, o lançamento deverá ocorrer antes do evento olímpico que será sediado em Pequim em 2022, já que o governo chinês planeja usá-lo durante o mesmo.
A notícia chega pouco tempo após o governo da China ter anunciado a expansão dos testes do yuan digital para outras regiões, como Pequim, Tianjin, Hebei e na Grande Hong Kong. Atualmente, os testes estão sendo focado para transações de varejo em Shenzhen, Suzhou, Xiongan e Chengdu.
Recentemente, surgiram rumores sobre uma possível venda de imóvel utilizando o yuan digital. A venda teria ocorrido em Shenzhen, e segundo os rumores, o vendedor teria tido problemas para converter a moeda digital em yuan tradicional.
O Banco Popular da China posteriormente esclareceu que o testes estão sendo conduzidos para pequenas transações de varejo. Além disso, o PBoC também desmentiu sobre a incapacidade de conversão das moedas, já que o yuan digital é uma moeda de curso legal onde os usuários podem converter para sua versão física a qualquer momento na proporção de 1:1.
Apesar da pouca informação sobre a moeda digital chinesa, é cada vez mais evidente que o PBoC é o Banco Central com maior progresso realizado para o iminente lançamento de sua CBDC.