Publicidade

Pesquisa: Blockchain pode reduzir fraude alimentar em US $ 31 bilhões em 5 anos

Por Bruna Grybogi

Uma nova pesquisa intitulada Blockchain: Principais Oportunidades Verticais, Tendências e Desafios 2019 – 2030, realizada pela Juniper Research, revelou que as empresas varejistas podem se beneficiar da tecnologia blockchain para economizar 31 bilhões de dólares em fraudes até 2024.

Segundo a pesquisa, o uso da blockchain combinada com sensores e rastreadores da Internet of Things (IoT), poderá ser usada para reduzir custos dos varejistas, simplificando as cadeias de suprimentos, oferecendo conformidade regulatória mais simples e maior eficiência nos processos de recall de alimentos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, o estudo mostra que ao combinar o uso das soluções tecnológicas da blockchain e IoT, economias substanciais em fraude alimentar poderão ser realizadas a partir de 2021, reduzindo os custos de conformidade em 30% até 2024.

Segundo o autor da pesquisa, Dr. Morgane Kimmich: “Hoje, a transparência e a eficiência na cadeia de suprimento de alimentos são limitadas por dados que podem ser alterados, forçando cada empresa a confiar em intermediários e registros em papel. A Blockchain e a IoT fornecem uma plataforma compartilhada e imutável para todos os players da cadeia de suprimentos rastrearem seus ativos; economizando tempo, recursos e reduzindo fraudes”.

A Juniper Research também constatou que grandes nomes do mercado alimentícios já estão usando poderosas soluções de blockchain e IoT, incluindo as plataformas Food Trust e IBM Watson, Track and Trace e Leonardo da SAP, e a Track and Trace da Oracle, bem como a soluções da Internet of Things.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No início do ano, o Carrefour anunciou que estava implementando a tecnologia blockchain para rastrear a cadeia de produção de leite na Europa, aproveitando para lançar o seu leite de baixo teor de gordura micro-filtrado Carrefour Quality Line (CQL).

Mais recentemente, o McDonald’s, a Nestlé e a Virgin Media juntaram-se a uma nova iniciativa desenvolvida pelo Joint Industry Committee for Web Standards (Jicwebs), um órgão de padrões de negociação de anúncios digitais da British United, que tem como objetivo avaliar o potencial de blockchain na cadeia de produção de anúncios digitais.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile