Publicidade

Pesquisa: Investidores continuam otimistas mesmo em período de bear market

Por Bruna Grybogi
Foto: BitNotícias

Segundo o relatório 2019 Annual Crypto Sentiment Report, conduzido pelo site CoinSchedule de análises de criptomoedas, o período de bear market não prejudicou a determinação dos investidores nos ativos digitais, mesmo daqueles que esperavam obter lucros rapidamente.

A pesquisa entrevistou 150 investidores para saber como eles se sentem em relação à queda em 2018 e quais são as expectativas para 2019.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

2018

Os investidores demonstraram continuar com grande interesse nas criptos, mesmo depois de passarem por um período de queda. 74% dos entrevistados disseram que a queda do mercado em 2018 não diminui o entusiasmo em relação às criptos, e apenas 24% relataram que a baixa do mercado fez com que o entusiasmo acabasse.

Quando relatam a razão de terem comprado criptomoedas em 2018, mais de 80% dos entrevistados argumentaram que era “para lucrar com o investimento”, e cerca de 60% disseram que o fascínio pela tecnologia contribuiu para sua entrada em moedas digitais e também porque gostariam de apoiar projetos revolucionários. 

💸 Receba até 5.000 USDT em Recompensas
Abra Sua Conta na BingX

A preocupação com uma crise financeira iminente também pesa muito na mente do investidor, com cerca de 30% dizendo que investiu em criptomoedas para usá-la como uma proteção contra uma possível recessão. 

O CoinSchedule sugere que o reconhecimento das vantagens tecnológicas das criptomoedas pode explicar, em parte, porque o entusiasmo não foi significativamente afetado pelo bear market, que eliminou 80% do valor do Bitcoin desde a maior alta de todos os tempos em dezembro de 2017. 

“É interessante notar que eles continuam entusiasmados, apesar da queda do preço. Isso pode ser devido ao fato de que a maioria dos entrevistados comprou criptomoeda porque eram fascinados pela tecnologia e/ou queriam financiar projetos revolucionários – implicando que eles estão, pelo menos em partes, investindo em criptos como um conceito, e são mais propensos a se concentrar em seus benefícios a longo prazo e apreciação futuro, ao invés de vê-las como um esquema de enriquecimento rápido”, disse o site.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quais são os maiores problemas das criptos no momento?

Um tema comum entre as três respostas mais selecionadas é a falta de segurança. Quase 50% dos entrevistados disseram que as fraudes eram uma de suas principais preocupações. CoinSchedule diz que isso coincide com a alta proporção de cobertura negativa na imprensa. 

A falta de regulamentação e o número de casos de hacks foram outros pontos problemáticos proeminentes, de acordo com 40% dos entrevistados. Preocupações sobre uma base de investimentos sem educação, bem como a alta volatilidade dos preços, também fizeram parte da lista.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar da percepção de falta de confiança no setor, Alex Buelau, CEO da CoinSchedule, diz que é um sinal promissor do que a maioria dos entrevistados está procurando a longo prazo com seus investimentos.

“Curiosamente, e de forma muito positiva, a maioria dos entrevistados parecem estar comprometidos com a cripto em longo prazo – interessados nos fundamentos subjacentes às criptomoedas, não apenas foçados em aumentos de preço em curto prazo”, disse Buelau.

2019

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com os entrevistados, o preço do Bitcoin (BTC) deve ficar entre $1.000 e $10.000 até o final de 2019. 

Cerca de 35% esperam que o Bitcoin (BTC) aumente ligeiramente em 2019 para algo entre $5.000 e $10.000; 28% acham que o Bitcoin (BTC) pode permanecer dentro de seus atuais limites de preço, possivelmente caindo para um mínimo de $1.000; e outros 35% acham que o Bitcoin (BTC) tem grandes chances de passar de $10.000, com pouco menos de 10% achando que pode ultrapassar $20.000.

É claro, então, que a grande maioria dos investidores ficarão surpresos se acontecer outra máxima histórica nos próximos meses.

O que os incentivaria a comprar mais criptomoedas? 

Alguns entrevistados disseram que um melhor panorama regulatório os incentivaria a investir mais em criptomoedas. Mas as maiores motivações, pelo menos quando se trata de comprar mais criptomoedas, viriam de melhorias na tecnologia ou queda de preços nos ativos digitais. Ou até, quem sabe, uma crise financeira.

A pesquisa mostra que a grande maioria dos investidores entrou no mercado pensado a longo prazo e que eles continuam otimistas ao relação ao mercado; principalmente, no momento de baixa, pois este seria o momento ideal de comprar mais criptomoedas pensando no futuro do investimento. Contudo, fica claro que a falta de regulamentação por parte dos governos, o pouco conhecimento em relação às criptomoedas e a questão de segurança são fatores que ainda prejudicam a aderência ao mercado. 

Tags
Compartilhe este artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile