Publicidade

PF prende esposa do ‘Faraó das Bitcoins’ nos Estados Unidos

Por BitNotícias
Foto: Dall-e 3

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quarta-feira (24), nos Estados Unidos, Mirelis Diaz Zerpa, esposa de Glaidson dos Santos, conhecido como o “Faraó das Bitcoins”.

Zerpa estava foragida há mais de dois anos e foi detida pelos agentes da PF em Chicago, conforme anunciou a Polícia Federal em nota. De acordo com a própria autoridade policial, Mirelis estava de forma ilegal no país norte-americano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conforme informou a PF, a operação foi realizada em conjunto com o U.S Immigrations and Customs Enforcement (ICE) e o Serviço Secreto dos Estados Unidos.

Caso do Faraó dos Bitcoin e envolvimento de Mirelis

Mirelis estava sendo procurada desde 2021, quando seu marido, Glaidson Acácio dos Santos, foi preso na Operação Kryptos. O casal era alvo de uma investigação por lavagem de dinheiro, e estima-se que movimentaram cerca de R$ 38 bilhões entre os anos de 2015 e 2021.

Contra Mirelis pesava um mandado de prisão emitido pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, por envolvimento em crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A empresa do casal operava em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e desde 2015 oferecia contratos de investimento em bitcoin. Esses contratos prometiam retornos mensais fixos, sem, no entanto, possuírem autorização ou registro junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Além disso, as investigações apontaram que o Faraó dos Bitcoin não investia na criptomoeda como prometido. Em vez disso, ele usava o dinheiro de novos investidores para pagar os 10% ao mês prometidos aos investidores iniciais. Esse movimento é característico de esquemas de pirâmides de criptomoedas.

Em nota publicada nas redes sociais, a defesa de Mirelis afirmou que ela tem em seu favor um habeas corpus relativo à operação da PF, expedido pelo Superior Tribunal de Justiça. Além disso, informou que o motivo da prisão foi “uma irregularidade formal no visto, o que era de seu desconhecimento e de seus advogados, e está em vias de ser esclarecido”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Notícias sobre Bitcoin, Web 3.0, Criptomoedas e muito mais!
Sair da versão mobile