Publicidade

Polícia espanhola detém 35 suspeitos de fraude bancária e lavagem de dinheiro com BTC

Por Bia Gomes
Foto: BitNotícias

As autoridades espanholas prenderam 35 pessoas por supostamente falsificar cartões bancários e fazer lavagem de dinheiro através do bitcoin (BTC), informou a imprensa local La Verdad em 14 de junho.

De acordo com o relatório, a organização obteve mais de € 600.000 e lavou mais de € 1 milhão usando bitcoin. Além disso, o Comando de Alicante teria resolvido um total de 1.020 cibercrimes conectados durante a operação. As ações alegadas dos suspeitos – que são da Guiné Equatorial, Espanha, Nigéria, Camarões e Marrocos – tiveram um total de 219 vítimas na Espanha, com mais 20 em Israel, Dinamarca, Alemanha, França e Grécia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com La Verdad, a polícia percebeu o uso não autorizado de 104 cartões bancários na Espanha e em outros 12 países.

As investigações foram então estimuladas por uma queixa apresentada por uma empresa de aluguel de carros que detectou o uso não autorizado de seus cartões bancários em serviços on-line.

O grupo supostamente operava de três maneiras diferentes: phishing via e-mail (fingindo ser um indivíduo confiável e pedindo credenciais bancárias), clonando os cartões físicos ou obtendo credenciais de recibos de cartão de crédito no que é muitas vezes chamado de fraude de ataque em cartão de crédito.

🎟️ BitSampa 2024: 50% dos ingressos do primeiro lote já vendidos!
Compre seu Ingresso Agora

O grupo supostamente pagou por hotéis, vôos, passagens de trem e aluguel de veículos com os cartões obtidos dessa forma, encomendando-os a seus clientes por preços muito mais baixos. As empresas sob o controle do grupo localizadas na Estônia, no Reino Unido e na Finlândia compraram bitcoin com os lucros.

Tags
Compartilhe este artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile