A Interlay, startup de blockchain financiada pela Web3 Foundation, lançará no início do próximo ano o PolkaBTC, um Bitcoin tokenizado baseado na blockchain Polkadot.
Assim como todo Bitcoin tokenizado, o PolkaBTC será lastreado em 1:1 com o Bitcoin.
O projeto da rede Polkadot visa concorrer diretamente com a rede Ethereum, lançando assim o seu próprio Bitcoin tokenizado para fazer páreo ao Wrapped Bitcoin (WBTC).
Segundo a Interlay, a rede pretende utilizar as suas cadeias paralelas conhecidas como “parachains” para utilizar o token nativo da Polkadot, o DOT, como garantia para a emissão do PolkaBTC.
Desta forma, usuários da rede Polkadot poderão utilizar os Bitcoins tokenizados para emitir contratos com outros usuários ou para serem utilizados em quaisquer investimentos de finanças descentralizadas.
A programação para o lançamento do novo Bitcoin tokenizado terá início em novembro, com o lançamento de uma plataforma de testes alfa para o Polkadot.
A seguir, a segunda fase de testes virá com o lançamento de uma rede de testes beta com recursos aprimorados do sistema.
Por fim, após aprovadas essas duas redes de teste do PolkaBTC, a empresa pretende lançar a rede principal ainda durante o primeiro trimestre de 2021.
A empresa seguirá estes passos com cautela, uma vez que outros protocolos de Bitcoins tokenizados já tiveram seus processos cancelados por falhas de governança ou vulnerabilidade.
Este não é o único projeto que a Interlay pretende lançar a curto e médio prazo. A empresa, junto ao protocolo Polkadot, estão trabalhando para o lançamento do XOpts, uma plataforma sem custódia que virá para concorrer como protocolo Uniswap.