Publicidade

Por que as empresas precisam usar os próprios tokens e criptomoedas?

Por Bruna Grybogi

Não é irracional que as empresas e as redes desenvolvam, promovam e usem seus próprios tokens e criptomoedas. Muitas ofertas iniciais de moedas (ICOs) têm questionado se uma rede precisa ou não de sua própria criptomoeda. As redes querem substituir Bitcoin, Ethereum, Ripple e outras moedas importantes com seus próprios tokens.

Existem razões pelas quais as redes precisam ter seus próprios tokens para participar de vários aplicativos blockchain. Então, por que uma rede realmente quer de um token? A verdade é que um token, se for bem sucedido, é a base para um ecossistema.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Trabalho de incentivo

Por exemplo, o grupo de Telegram, Workcoin, provou como pequenas recompensas podem se multiplicar para trazer crescimento e desenvolvimento. Se as redes pudessem usar incentivos semelhantes para promover downloads de aplicativos – indique um colega e seja recompensado com uma moeda grátis; o que custa para uma empresa (rede), zero. Existem outras moedas criadas pelas empresas para permitir os pagamentos internos entre os funcionários, ou apenas serem usadas pelos usuários dessa plataforma específica. Exemplos incluem a JPM Coin, uma criptomoeda criada pela JP Morgan, a Libra do Facebook e outras.

  • Tokens ajudam a incentivar um mercado
Os tokens tornam mais fácil para as redes obter parcerias. Um ICO bem-sucedido é uma prova clara de que as pessoas amam e apoiam sua plataforma, pois ninguém quer se associar a um projeto fracassado. Portanto, o sucesso da ICO e um estoque menor de criptografia é um meio significativo para incentivar e encorajar os parceiros de modo que eles possam se juntar à plataforma.
  • Os tokens ajudam a capturar o valor da rede

Criar sua própria criptomoeda é como comprar ações de uma empresa apoiada por um empreendimento, esperando que ela amadureça e cresça mais rápido que a economia. Quando sua rede privada se desenvolve mais rapidamente do que toda a economia, os detentores de criptomoedas estarão em posição de acumular mais desse valor do que, na verdade, quando você usou moedas fiduciárias, como dólares, euros e outros.

  • Sem o proóprio token, é difícil distribuir remunerações 

Você pode doar Bitcoin ou Ethereum e isso é o mesmo que dar o seu próprio token. Mas isso não ajuda a diferenciar seus serviços ou produtos relacionados à marca. Mas se você tiver seu próprio token, será muito importante que os usuários diferenciem seu produto dos outros. Você, portanto, precisa do seu próprio token. Só sei que se você está oferecendo algo genuinamente e verdadeiramente útil, possivelmente funcionará.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Prós e Contras

Se você criar seu próprio token para negócios, é melhor não fazer uma venda coletiva pelos seguintes motivos: uma venda coletiva obriga você a começar a definir o que são seus tokens – (sejam eles tokens de segurança ou utilitários) – e esse caminho custa muito dinheiro, tempo e outros recursos escassos; a venda coletiva precisa de uma campanha de marketing cara para torná-la valiosa, por isso a rede acabará gastando somas pesadas de dinheiro; e uma rede geralmente pode fazer uma posteriormente, depois de identificar um possível e viável modelo de token para os negócios da rede.

É melhor para a rede descobrir casos de uso de negócios mais viáveis e possíveis aplicativos para o seu token. Por exemplo: os tokens podem atuar como cupons ou vouchers para os usuários da rede (clientes); os tokens podem ser dados como recompensa por pesquisas para encorajar e incentivar os usuários a participar; e uma rede pode dizer que os proprietários de tokens fazem parte ou são sócios do clube e começam a receber descontos especiais – os tokens funcionam como “clube dos sócios”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile