O CEO da gigante chinesa de tecnologia Huawei acredita que a China pode competir com o Facebook por participação de mercado, emitindo sua própria moeda digital.
Como a emissora nacional de notícias Sina informou citando uma conferência de imprensa na Itália em 18 de julho, Ren Zhengfei acredita que a China pode facilmente criar uma moeda digital com a mesma proposta de valor da Libra do Facebook.
“A China também pode emitir essa moeda por si só. Por que esperar que os outros a divulguem? O poder de um país é sempre mais forte do que uma empresa de Internet ”, disse ele, respondendo a uma pergunta do jornalista italiano de economia, Fabio Savelli.
Os comentários seguem as preocupações do banco central da China, Banco do Povo da China (PBoC), de que a Libra pode representar uma ameaça à economia do país em alguns aspectos.
No início deste mês, o diretor do PBoC, Wang Xin, disse que, se Libra estiver mais atrelada ao dólar americano, a China estaria em desvantagem. “Em caso afirmativo, traria uma série de consequências econômicas, financeiras e até internacionais”, afirmou.
Pequim está no processo de desenvolver uma moeda digital própria, enquanto os detalhes exatos de seus casos de uso permanecem desconhecidos.