Publicidade

Presidente da SEC declara que ETF spot de Bitcoin vai contra a visão do BTC criada por Satoshi Nakamoto

Por Luciano Rodrigues
Foto: Dall-e 3

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Gary Gensler, declarou em uma entrevista à CNBC nesta sexta-feira, 12, que o lançamento de ETFs spot de Bitcoin vai contra a visão de descentralização proposta por Satoshi Nakamoto, o misterioso criador do Bitcoin.

Nakamoto, pseudônimo do ainda desconhecido criador da criptomoeda, propôs em 2008 um “sistema para transações eletrônicas sem depender de confiança”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Há uma ironia no meio disso – Satoshi Nakamoto disse que isso seria um sistema financeiro descentralizado – isso levou à centralização”, afirmou Gensler durante a entrevista à CNBC.

As declarações de Gensler surgem dias após a aprovação pela sua agência de uma série de ETFs spot de Bitcoin, apesar de o presidente ressaltar que isso não significa que a SEC aprove ou endosse o Bitcoin. Os ETFs de Bitcoin começaram a ser negociados na quinta-feira e já acumularam um volume superior a US$ 6 bilhões, sendo US$ 4,5 bilhões apenas no primeiro dia.

Bitcoin

Gensler, que anteriormente lecionou sobre blockchain no Massachusetts Institute of Technology (MIT), reconheceu as inovações no espaço em torno do Bitcoin.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Sem dúvida, existem inovações neste campo, e essas inovações, que eu ensinei no MIT em torno de um sistema de registro, é apenas um sistema contábil chamado tecnologia blockchain”, afirmou Gensler.

Em relação às críticas da senadora Elizabeth Warren, que desaprovou a decisão da SEC de aprovar ETFs de bitcoin, Gensler expressou respeito pelas opiniões contrárias, enfatizando sua consideração pela lei.

Quanto à possibilidade de um ETF de Ethereum no futuro, Gensler destacou que a decisão desta semana se limita a um único ativo não considerado um valor mobiliário, como ocorreu no passado com produtos negociados em bolsa de ouro e prata.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essa polêmica em torno dos ETFs de Bitcoin reflete o debate contínuo sobre a direção do criptoativo em relação à visão inicial de descentralização proposta por seu criador. O mercado continua a evoluir, enfrentando desafios regulatórios e questões filosóficas fundamentais sobre o propósito do Bitcoin no cenário financeiro global.

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile