O Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, irá se reunir com o Presidente do PayPal, Daniel Schulman, nesta quarta-feira, para tratarem de “assuntos institucionais”. Contudo, especulações indicam que temas sobre a digitalização da economia serão a principal pauta da reunião.
De fato, o PayPal, que é uma das maiores processadoras de pagamentos digitais, planeja conduzir uma grande expansão de seus serviços em solo tupiniquim. Inclusive, recentemente, a empresa foi autorizada pelo Banco Central a operar como contas de pagamento.
Assim, a empresa agora pode oferecer outros serviços além de carteira digital no país, como pagamentos de contas, boletos e recargas de celulares. Além disso, o PayPal também foi incluído como participante do PIX, o novo sistema de pagamentos instantâneos que o Banco Central.
Contudo, outros rumores indicam que a reunião de hoje possa ter como pauta secundária a possibilidade do PayPal trabalhar com criptomoedas no país. Recentemente, a processadora de pagamentos confirmou estar desenvolvendo recursos de suporte à criptomoeda em carta à Comissão Europeia. Após a confirmação, boatos sobre uma suposta parceria entre PayPal e Paxos surgiram na internet.
Entretanto, apesar dos recentes boatos sobre o PayPal, essa não é a primeira vez que a empresa mostra interesse em criptomoedas. De fato, o PayPal foi uma das primeiras empresas a aderir ao Projeto Libra, do Facebook. Contudo, após o cerco contra a criptomoeda do Facebook, realizado por reguladores de todo o mundo, a empresa se retirou do projeto.