A desenvolvedora Web3, Burnt, anunciou o lançamento de sua testnet pública para o Xion, uma blockchain Layer-1 que utilizará a stablecoin USDC emitida pela Circle como sua moeda principal para transações.
A rede terá foco em casos de uso relacionados a pagamentos, comunidades sociais, assinaturas web, programas de fidelidade e jogos. Ela será a primeira blockchain do mundo a adotar uma stablecoin como token nativo para pagamento das taxas de gas.
O Xion contará com o apoio de um ecossistema de mais de setenta e cinco parceiros que fornecerão aos usuários funcionalidades essenciais, desde a integração até a gestão de comunidades on-chain e abstração de taxas.
Além de usar o USDC para taxas de transação, todos os produtos desenvolvidos no Xion exibirão preços na stablecoin, tornando-os mais amigáveis para os usuários.
Stablecoin
‘Nossa visão de longo prazo para o XION é capacitar aplicativos fáceis de usar que aproveitem o poder do Web3 sem as complexidades normalmente associadas às blockchains’, disse Burnt Banksy, CEO da Burnt.
Até o momento, a Burnt já arrecadou mais de US$ 11 milhões de investidores como Animoca, Circle Ventures, Multicoin, Spartan, HashKey, entre outros, de acordo com seu site.
‘Estamos orgulhosos de apoiar a Burnt em sua missão de capacitar desenvolvedores a criar experiências amigáveis que abstraiam as complexidades normalmente associadas ao uso do Web3’, disse Wyatt Lonergan, Principal da Circle Ventures. ‘Com o lançamento beta do XION, os desenvolvedores podem criar aplicativos específicos que alavancam o USDC para adoção generalizada.’
A blockchain é baseada no framework de consenso Comet BFT e no Cosmos SDK, um conjunto de ferramentas e pacotes de software usados no desenvolvimento de projetos como BNB Chain, Injective, Osmosis e dYdX Chain.
A equipe esclareceu que, embora possa usar a stablecoin USDC para taxas de transação, haverá um ativo nativo de staking usado por validadores para garantir a segurança da rede.