O primeiro semestre do ano está fechando em baixa no número de caixas eletrônicos (ATMs) de criptoativos instalados no mundo. Apesar do mês de junho ser o 3° mês consecutivo de alta nas instalações de ATMs, o saldo anual ainda é negativo, sustentado pelo mês de fevereiro que apresentou a maior baixa da história.
No momento, o portal Coinatmradar traz a informação de que há um total de 36.200 ATMs de criptoativos instalados em 72 países pelo mundo.
O país líder continua sendo o EUA com 30.800 ATMs de criptoativos instalados, e a empresa líder no mundo é a General Bytes com 10.246 ATMs.
- Leia também: Cresce a atividade de mineração de criptomoedas na Rússia. País quer desbancar os EUA da liderança do mercado
2023 registra queda do número de ATM de criptoativos
O primeiro semestre do ano terminou e o saldo entre instalações e retiradas de ATMs de criptoativos no ano continua negativo, apesar do 3° mês consecutivo de alta no número de instalações.
Os três primeiros meses do ano apresentaram queda no número de ATMs instalados, com ênfase para o mês de fevereiro onde o saldo ficou negativo em -3.594 ATMs. Janeiro e março também foram negativos, com saldo de -229 e -350, respectivamente.
Em contrapartida, os meses de abril (+1.681), maio (+706) e junho (+306) apresentaram saldo positivo no número de ATMs. Pode-se notar assim que o saldo mensal positivo está caindo.
Em números absolutos, os três meses de queda tiveram um total de -4.173, enquanto os três meses de alta computaram um total de positivo +2.693. Desta forma, o saldo anual está negativo em -1.480 ATMs.
Leia também:
ATMs de criptoativos nos países
O EUA continua líder disparado em número de ATMs de criptoativos, representando cerca de 85% do mercado (30.800). Em segundo lugar está o Canadá com 7,7% (2.786) e em terceiro lugar vem a Austrália com 511 (1,4%).
O Brasil continua sem aumentar o número de ATMs instalados durante o ano, e permanece com seus 25 ATMs instalados (25ª colocação). São Paulo possui 14 ATMs, Rio de Janeiro possui três, Curitiba possui dois e Balneário Camboriú, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Jaboatão dos Guararapes e Campo Grande (MS) possuem apenas um.