As stablecoins podem ser pareadas a moedas FIAT, cesta de ativos dos mais diversos, minerais, entre outros ativos.
Quando “se dizem” pareadas a moedas FIAT, normalmente os protocolos relacionam o Dólar americano e muito eventualmente o Euro.
Mas o protocolo Anclap está criando stablecoins pareadas a outras moedas estatais.
Pareadas a moedas FIAT fracas
O protocolo Anclap está usando a blockchain da Stellar para lançar stablecoins pareadas a moedas estatais fracas.
No ano de 2020 o protocolo já havia criado uma stablecoin pareada ao Peso argentino, uma das moedas estatais existentes que mais desvalorizou no mundo.
Agora a Anclap criou uma stablecoin atrelada à moeda estatal peruana, a Sal Peruana (PEN).
O objetivo da empresa é criar um ecossistema para transações financeiras na América Latina com base em moedas estáveis atreladas às moedas locais.
De acordo com seus protocolos estas stablecoins devem ser pareadas 100% à moeda local de cada país.
Mas o mercado cripto já viu em diversos outros conhecidos protocolos de stablecoin, como por exemplo o Tether (USDT) e o USDC, que isso parece algo difícil de ser feito.
Acreditar que estas stablecoins são lastreadas em sua totalidade em uma moeda FIAT fraca é bem complexo de acreditar e interpretar.
Mas de qualquer forma, outros países da América Latina como Colômbia e Chile serão os próximos a ganharem a sua stablecoin lastreada em suas moedas FIAT.
E depois deles serão o Peso mexicano e o Real brasileiro que ganharão stablecoins supostamente pareadas 1:1 com o dinheiro fiduciário.
De acordo com os desenvolvedores dos protocolos o objetivo de lançarem estas stablecoins é o de evitar transações bancárias caras e lentas.
“Esta não é apenas uma nova stablecoin para o Estado, mas também para milhões de cidadãos que ganharam acesso a oportunidades financeiras para construir seu futuro”, escreveu a empresa no Twitter.
Será que a Anclap acha que os países sul americanos não darão conta de por si só lançarem as suas moedas digitais do Banco Central ou CBDC?
Que o mercado de stablecoins está crescendo isto é fato.
Inclusive a blockchain da Cardano está se preparando para lançar a sua stablecoin, a Djed.
Mas será que apenas este aumento da adoção será capaz de alavancar stablecoins lastreadas em moedas FIAT tão decadentes?
Eis a questão!