A implementação dos NFTs Ordinals está revolucionando a blockchain do Bitcoin. Depois que a solução ganhou corpo na blockchain do Bitcoin diversas outras propostas começaram a surgir para ampliar a atuação da maior criptomoeda do mercado.
A mais nova delas, são as chamadas provas de conhecimento zero (zk-proofs). Os testes estão sendo realizados pela organização suíça sem fins lucrativos ZeroSync Association. Seu objetivo é usar provas de conhecimento zero para melhorar o processo de escalabilidade do Bitcoin.
A ZeroSync já criou um protótipo funcional que permite aos usuários validar o status e o histórico de transações do blockchain Bitcoin sem a necessidade de baixar toda a cadeia ou confiar em terceiros. Seu lançamento público ocorreu em 28 de março.
- Leia também: Algorand lança o AlgoKit, ferramenta para ajudar desenvolvedores da Web2 a construírem aplicativos na Web3
Embora o protótipo ainda não tenha sido otimizado para velocidade e segurança, o fato de funcionar é um grande passo para melhorar a escalabilidade do Bitcoin, de acordo com a organização.
As provas zk permitem que os usuários da blockchain do Bitcoin possam fazer transações sem revelar informações privadas. Esse processo melhora significativamente a escalabilidade da rede, que até então sofria com limitações para lidar com um grande número de transações.
Bitcoin com mais privacidade e rapidez
Com a implementação das provas zk, é possível fazer um grande número de transações sem que a rede fique sobrecarregada. Isso é uma grande vitória para a comunidade do Bitcoin, que busca constantemente maneiras de melhorar o desempenho da rede e oferecer mais recursos aos usuários.
As provas zk também trazem outra grande vantagem para os usuários da blockchain do Bitcoin: a privacidade. Com elas, é possível fazer transações sem que terceiros possam rastrear essas transações ou ter acesso a informações pessoais.
Isso é especialmente importante em um mundo em que a privacidade é cada vez mais valorizada pelos usuários da internet. Com as provas zk, é possível proteger as informações pessoais e transacionais, tornando a blockchain do Bitcoin ainda mais segura e confiável.
O co-fundador da ZeroSync, Robin Linus, diz que o teste zk é a “grande invenção” que elimina a necessidade de confiar em terceiros. Esse tipo de teste já é usado no ecossistema de criptomoedas.
Um exemplo disso são os ZK rollups, uma solução de escalabilidade da Ethereum que usa provas de conhecimento zero para aliviar o peso das transações, diminuindo os custos de transferência de ETH por essa rede.