De acordo com uma das maiores empresas de auditoria e consultoria, a Price Waterhouse Coopers (PwC), os tokens não fungíveis (NFTs) serão umas das principais áreas no ambiente tecnológico digital da indústria desportiva.
Um novo segmento no esporte
Os analistas da PwC abordaram o assunto blockchain e NFTs no relatório Sports Outlook 2022, e acreditam que a indústria do metaverso e dos NFTs vão tomar o mercado dos esportes.
“Praticamente todas as grandes empresas de esporte estão usando ou estudando como usar os tokens e a tecnologia blockchain”, diz o relatório.
A PwC elencou os itens esportivos colecionáveis, como cartões de jogador, uniformes, os registros de partidas e demais itens históricos, ingressos; além dos programas de sócio-torcedor como os pontos chave do novo mercado virtual.
Os autores do relatório apostam no rápido desenvolvimento do metaverso e projetam a transmissão de partidas no mundo virtual.
O relatório diz que “em um futuro próximo, a venda de ingressos tokenizados, NFTs e vários direitos de transmissão em plataformas do multiverso deverão se tornar uma das importantes fontes de receitas de clubes e empresas de esporte”.
Outro ponto importante é que estas empresas deverão empreender neste novo segmento do mercado, criando novas áreas, incluindo novas especialidades em áreas já existentes, e gerando empregos.
Vale lembrar que além das empresas privadas em si, as Confederações e Entidades esportivas também estão vislumbrando e empreendendo neste mercado.