Receita Federal cria código para multar sonegadores de criptomoedas

A Receita Federal publicou, hoje (06), no Diário Oficial da União (DOU), a criação de um código para multar contribuintes que não declararem ou atrasarem as declarações relativas às operações realizadas com criptoativos. O código 5720 passará a ser usado no Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

A medida que já está em vigor, complementa a Instrução Normativa 1888 da Receita Federal, que, desde agosto, obriga exchanges e contribuintes brasileiros a declararem toda sua movimentação com criptoativos. As multas referentes ao descumprimento podem variar de 500 reais a 1,5 mil reais.

A abordagem brasileira, muito se assemelha a abordagem norte-americana, onde o contribuinte e exchanges atuam como fornecedores de dados obrigatórios. Esses dados são usados para cruzamento de informações para que tanto a Receita Federal, quanto a Internal Revenue Service (IRS) possam identificar possíveis fraudes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Recentemente, a Receita Federal compartilhou os dados acumulados referente aos dois primeiros meses de obrigatoriedade das declarações de movimentações envolvendo criptomoedas. Em agosto, o primeiro mês de obrigatoriedade, os contribuintes declararam 4,483 bilhões de reais em transações usando criptoativos. Já em setembro o número mais que dobrou, foram informados 9,488 bilhões de reais. No acumulo do bimestre foi registrado quase 14 bilhões de reais, conforme informado pela Receita Federal.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile