O regulador de reservas cambiais da China, a Administração Estatal de Câmbio Estrangeiro (SAFE), está programado para pilotar uma plataforma blockchain de financiamento do comércio transfronteiriço. A notícia foi divulgada pela agência de notícias financeira CNStock em 24 de abril.
De acordo com o relatório, o desenvolvimento da plataforma foi iniciado pela SAFE e concluído em colaboração com o Hangzhou Blockchain Technology Research Institute.
O último, também conhecido como China Banknote Blockchain Technology Research Institute, teria completado o empreendimento técnico do projeto sob a China Banknote Printing and Minting Corporation, que é afiliada diretamente ao Banco do Povo da China (PBoC).
Baseando-se em grande parte no processamento manual baseado em papel, o atual sistema tradicional de financiamento para comércio de importação e exportação da China é afetado por baixa eficiência operacional e compartilhamento de dados assimétrico e incompleto.
Agora que o desenvolvimento da plataforma foi concluído, a SAFE supostamente pretende testar o projeto piloto por seis meses em três importantes províncias comerciais – Jiangsu, Zhejiang e Fujian – e em duas cidades, Xangai e Chongqing.
Após a conclusão do piloto, a plataforma deverá ser promovida em todo o país. Ele supostamente adicionará suporte para outros cenários de negócios, além de atrair a participação de vários grandes bancos, incluindo o Banco da China, afirma o relatório.