Publicidade

Regulador de Publicidade do Reino Unido mantém reclamação contra o anúncio de Bitcoin da BitMEX

Por Bia Gomes

A Autoridade de Padrões de Publicidade do Reino Unido (ASA, na sigla em inglês) confirmou sua denúncia contra um anúncio do Bitcoin da principal divisão de derivativos de cripto, BitMEX.

De acordo com um anúncio da ASA datado de 14 de agosto, o órgão de fiscalização questionou a supostamente enganosa natureza de um gráfico mostrando o desempenho do preço do Bitcoin (BTC) em um anúncio de jornal a partir de janeiro deste ano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como o ASA esboça, o anúncio em questão incluiu uma propagação dupla de um gráfico logarítmico que mostra o valor do Bitcoin em relação ao dólar americano na última década.

Juntamente com o gráfico, o anúncio da BitMEX incluía dois textos: primeiro, na página esquerda, dizia: “3 de janeiro de 2009. Há dez anos, o primeiro bloco do blockchain Bitcoin referenciava a primeira página do Times.” À direita estava escrito: “3 de janeiro de 2019. Acontece que foi um grande negócio”.

A ASA diz que recebeu quatro reclamações, todas acusando o anúncio de ser enganoso na base de exagerar o retorno de um investimento no Bitcoin ou de não ilustrar os riscos de um investimento no ativo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em sua resposta formal, a HDR Global Trading, empresa controladora da BitMEX, contextualizou o anúncio, observando que ele fazia parte de uma campanha para comemorar o 10º aniversário da mineração do bloco Bitcoin Genesis em 3 de janeiro de 2009. Isso incluiu um rodapé na primeira página de um jornal nacional com as palavras “Obrigado Satoshi, devemos uma a você. Feliz aniversário de 10 anos, Bitcoin”, o gráfico acima com o texto que acompanha, e um artigo detalhado escrito pelo CEO da BitMEX, Arthur Hayes.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile