Publicidade

Reserva de Bitcoin por empresas pode dominar mercado cripto em 2025, aponta análise

Imagem: Dall-e

Empresas que adotam o Bitcoin como reserva de valor em seus balanços podem transformar o mercado de criptomoedas até 2025, segundo análise de Jake Ostrovskis, trader da Wintermute, uma renomada empresa de market-making e Mike Ermolaev, analista e fundador da Outsidepr.

Essa tendência, iniciada pela MicroStrategy, pode ganhar força com a entrada de mais companhias e até mesmo pequenas e médias empresas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com Ostrovskis, a estratégia da MicroStrategy, que já adquiriu US$ 10 bilhões em Bitcoin e planeja investir ainda mais, está servindo de modelo. A empresa utiliza notas conversíveis e outras formas de alavancagem para aumentar suas reservas de bitcoin, movimento que impacta tanto o balanço financeiro quanto o preço das ações.

A estratégia de alavancagem para compra de Bitcoin não é exclusiva da MicroStrategy. Empresas como Mara e Riot, ambas do setor de mineração de Bitcoin, já utilizam modelos semelhantes.

Recentemente, a Metaplanet anunciou planos para emitir US$ 31,8 milhões em títulos com o objetivo de acelerar suas aquisições de bitcoin. Esse movimento tem sido chamado de “estratégia MicroStrategy”, em referência ao impacto positivo observado nos balanços das empresas pioneiras.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Adoção Bitcoin
Imagem: Coingecko

Reserva de Bitcoin nas corporações

Enquanto ETFs (fundos negociados em bolsa) de Bitcoin abrem portas para fundos de pensão e fundos soberanos, Ostrovskis destaca que as empresas corporativas possuem capital mais ágil e flexível. Ele acredita que essa agilidade permitirá que corporações entrem rapidamente no mercado cripto, antecipando-se a grandes instituições tradicionais.

Além disso, a entrada de hedge funds tradicionais, atraídos pela promessa de lucro, também está acelerando o interesse institucional no setor. Essas empresas aplicam estratégias clássicas de mercado, antes restritas a ações, agora no mundo das criptomoedas.

Ostrovskis prevê que a tendência de reservas corporativas de Bitcoin será ampliada em breve para outras criptomoedas, como o Ethereum. Ele afirma que não será surpresa se, em breve, uma empresa se tornar um “MicroStrategy do Ethereum”, diversificando ainda mais o mercado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na mesma linha de Ostrovskis, Mike Ermolaev, aponta que de 2009 a 2017 o Bitcoin ganhou terreno na adoção dos investidores de varejo, após, de 2017 a 2024, foi o momento da adoção institucional e agora, a terceira fase, que seria de 2025 até 2027, será de adoção governamental, impulsionada pela estratégia de BTC como reserva.

“Essa combinação de corporações, ETFs e estratégias inovadoras promete redefinir o ecossistema financeiro digital. O ano de 2025 pode marcar o início de uma nova era, onde empresas e governos dominam o mercado cripto, impulsionando a adoção em larga escala, até a quarta fase na qual o BTC se torna o maior ativo do mundo”, disse.

Compartilhe este artigo
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile