Publicidade

Revelados detalhes sobre o ataque à Cryptopia.

Por Bia Gomes
Foto: BitNotícias

Semana passada, falamos sobre o ataque à exchange da Nova Zelândia, cujo prejuízo fora estimado em torno de $3 milhões em tokens. A empresa de análise de blockchain Elementus que está investigando o roubo descobriu que, na verdade, a quantia subtraída chega a $16 milhões.

Em relação a outros casos semelhantes, a quantia não é tão alta, mas é bem maior do que a primeira estimativa. Segundo a Elementus, a maior parte do dano foi detectada na análise da blockchain da Ethereum, em que $3.5 milhões eram ETH mesmo e a maior parte do restante eram altcoins baseadas em Ethereum. O restante, tokens menores baseados em ERC-20 como Oyster Pearl e Dentacoin. Mas isso não é tudo ainda, a Elementus ainda não analisou a blockchain do Bitcoin.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outra coisa que chamou a atenção da empresa foi o cuidado dos bandidos com as transações para não chamar a atenção. Eles drenaram mais de 76.000 carteiras e circularam as moedas roubadas durante alguns dias. No momento do relatório da Elementus, $15 milhões haviam sido movidos para apenas dois endereços diferentes e estes continuavam ativos.

Os perpetradores também foram cuidadosos ao passar as criptos para algumas exchanges diferentes, fazendo 192 transações –
Bibox, Binance, Huobi e HitBTC – para prevenir que suas contas fossem congeladas, mesmo assim a Binance conseguiu rastrear a movimentação suspeita.

Compartilhe este artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile