A última edição da revista Rising Blockchain listou, na visão deles, os 10 melhores protocolos blockchain. A lista não inclui o Bitcoin. Os listados são os protocolos que os editores acreditam que “trazem a mudança para o mundo em 2019 mais rápido que outros protocolos”. No topo da lista está o Graphene Protocol, no qual EOS, Steem e Bitshares são construídos.
As classificações não se aprofundam muito nas explicações, sendo bem resumidas. Falando da EOS, a revista menciona que a EOS possui um mecanismo de reversão de transação, um conceito chamado de “Arbitration Court” (Tribunal de Arbitragem).
A lista segue com o segundo lugar ocupado pelo Protocolo Ethereum, onde é citado o próprio Ethereum e sua história resumida, além de citar os DApps mais famosos como 0x, Bancor, ForkDelta, OmiseGO entre outros. É dito também que os principais impulsionadores do protocolo são:
- Ethereum Alliance, que tem como objetivo pesquisar e implementar a blockchain da Ethereum nos grandes bancos e corporações, como Microsoft Corp., JPMorganChase & Co., entre outros, uma lista completa de participantes se encontra aqui.
- Consensys, uma organização que une desenvolvedores, startups e investidores em projetos Ethereum.
A lista segue na ordem por Hyperledger, IOTA (IOT), Microsoft Azure,
NEM (XEM), NEO, R3 Corda, Stellar (XLM) e VeChain.