Publicidade

Ripple é uma farsa? Colunista da Forbes acredita que sim

Por Bruna Grybogi
Foto: BitNotícias

Até agora, a maioria dos investidores em criptomoedas está ciente da agitação causada pelo anúncio do JP Morgan Chase de lançar uma stable coin para melhorar as transações dos clientes.

Em 14 de fevereiro, a instituição financeira de Wall Street quebrou as ondas no setor de fintech e criptomoeda com a notícia da JPM Coin, uma moeda digital que servirá como uma solução para transações transnacionais lentas e caras. Infelizmente, para a popular startup baseada em blockchain Ripple, os especialistas têm afirmado que o novo produto da JP Morgan competirá diretamente com a startup blockchain e empresa-mãe contra a criptomoeda XRP.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Semelhante à função da XRP no serviço xRapid da Ripple, a JPM Coin servirá como liquidez para os clientes do JP Morgan Chase que enviam dinheiro globalmente ou entre instituições. Além disso, a moeda será atrelada ao preço de um único dólar americano, o que levou muitos a se referirem à moeda como “stablecoin”. No entanto, é aí que as semelhanças entre JPM Coin e criptomoedas tradicionais terminam.

Por um lado, o JP Morgan não tem intenção de liberar a JPM Coin no mercado aberto. Comparado a XRP e Bitcoin, que operam em um mercado livre, onde os investidores podem investir e negociar à vontade, o JPM Coin funcionará como uma ferramenta para o sistema interno de pagamentos do JP Morgan. A moeda não tem potencial para se valorizar como um ativo – ou, subseqüentemente, cair em valor – porque não há um sistema para especular o preço ou negociar em uma bolsa.

De acordo com Jason Bloomberg, escritor colaborador da Forbes, Ripple está sendo exposta como uma farsa pelo JP Morgan, e a decisão de estabelecer a JPM Coin é simplesmente “sábia” para a situação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Enquanto a Ripple posiciona a XRP como solução de problemas de transações financeiras internacionais entre bancos, há também indicações de que a Ripple é essencialmente uma farsa. Bancos ao redor do mundo estão ficando sábios, e o JPMorgan cronometrou a liberação de sua moeda para preencher o vazio que a aparente desonestidade da Ripple está deixando no mercado. O que estamos vendo é uma mudança de mercado acionada pela Ripple e pelos bancos correspondentes em um modo defensivo”, diz Bussmann.”

O comentário do Bloomberg em relação à Ripple, apesar de não apresentar evidências substanciais, provavelmente cercaria a posição da empresa no controle de bilhões de XRP. Para aqueles bem informados sobre a situação entre Ripple e XRP, o ponto torna-se um equívoco. A Ripple fez esforços regulares para se desassociar do controle da XRP em um esforço para promover a descentralização, uma característica que distingue criptocomoedas de ativos digitais, como o JPM Coin mencionado anteriormente.

No entanto, a empresa detém participação majoritária na oferta total de XRP, embora essa posição seja bem mantida por meio de seu serviço de custódia. Mas tem sido motivo de discórdia para investidores de XRP e instituições bancárias que possam estar interessadas no protocolo de pagamento da Ripple sem se expor ao XRP.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, o advento da JPM Coin é bom tanto para o mercado de criptomoeda quanto para a posição da Ripple como inovadora no espaço de fintech. Semelhante ao ethos do mercado livre que caracterizou a criptomoeda, a competição proporcionada pelo JPM Coin e a agitação que ele criou na indústria é boa para a adoção de Wall Street ao mesmo tempo em que força os blockchain players existentes a melhorar seu jogo.

 

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile