A Ripple (XRP) anunciou recentemente que se tornou a primeira empresa de blockchain do mundo a fazer parte do ISO 20022 Standards Body. Assim, a empresa junta-se a diversas instituições de processamentos de pagamentos, como a Visa, e a vários bancos privados e centrais de todo o mundo.
Segundo o anúncio, ter aderido ao conselho do ISO 20022 irá permitir que a Ripple evolua na interoperabilidade global, podendo atender cada vez mais às crescentes necessidades de seus clientes. Desta forma, seus clientes poderão utilizar a RippleNet, uma rede global de instituições financeiras, que por sua vez reduzirá as despesas operacionais de contrapartes.
Além disso, migrar para o ISO 20022 terá efeitos profundos nos pagamentos pois exigirá esforços conjuntos de bancos e clientes. De fato, esta migração implica na adoção do formato padrão de mensagens SWIFT MT para transferências de pagamentos internacionais e de alto valor.
Para Nobuo Ando, diretor da SBI Remit, um grande clientes da Ripple, a empresa deve desenvolver soluções tecnológicas para fornecer serviços de remessa aos clientes. “Com o aumento constante dos fluxos de remessas, vemos a Ripple nos ajudando a abrir um novo potencial de receita e uma melhor experiência geral para nossos clientes”, afirmou Ando.
Atualmente, mais de 300 instituições financeiras contam com a rede global de pagamentos da Ripple, incluindo MUFG, SCB e Santander.