A Ripple está delineando algumas das diferenças entre sua plataforma de pagamento e a rede de pagamento global Swift, que é o atual sistema padrão de envio de dinheiro (fiat) entre países diferentes. A companhia diz que conecta mais de 11.000 instituições financeiras ao redor do mundo.
“Eu acho que Swift é um exemplo muito interessante. Porque Swift, se você pensar sobre isso, meio que cruza as linhas em algum momento e desempenha um papel político. Nós não vemos as transações de nossos clientes. As transações de nossos clientes passam pela internet. Então a Ripple poderia fechar como um negócio amanhã e nossos clientes ainda poderiam fazer transações usando nosso software. O mesmo não aconteceria com o Swift. ”, ponderou, Ross D’arcy, diretor de vendas da Ripple durante a Shift Money, conferência de finanças e tecnologia que aconteceu na Croácia.
Ainda segundo D’Arcy, o foco da Ripple é fazer a transferência de dinheiro tão simples quanto mandar um e-mail.
“3 cliques, 30 segundos, recebem uma confirmação de que o beneficiário final foi pago. Então, com a mesma facilidade com que fazemos um bate-papo por voz ou trocamos e-mails, é exatamente assim que queremos que a experiência de pagamento seja. ”
A Swift está desenvolvendo uma nova API de pagamento para aumentar a velocidade e diminuir os erros em sua rede. O novo sistema não é baseado em blockchain, que a empresa disse não estar pronta para ser usado em sua rede principal.
O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, diz que a empresa está de olho na substituição completa da Swift. A startup de São Francisco anunciou recentemente que agora tem 200 bancos e instituições financeiras cadastradas em sua rede de pagamentos.