Publicidade

Ripple se une a mais uma nação na Europa para lançar CBDC

Por Luciano Rodrigues
Foto: Dall-e 3

O Banco Nacional da Geórgia (BNG) tomou a decisão de associar-se à Ripple, a empresa por trás da criptomoeda XRP, em um projeto significativo de moeda digital de banco central (CBDC).

O banco central da Geórgia, um país que, apesar de estar na região euroasiática, é amplamente considerado uma nação europeia devido às suas afinidades culturais, históricas e políticas, revelou que selecionou a Ripple após um minucioso processo de seleção, que envolveu a avaliação de diversas empresas com base em sua capacidade para apoiar o projeto. Um comitê composto por especialistas internos e externos do BNG analisou cada proposta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para escolher a Ripple, o BNG adotou um processo de duas fases. A primeira fase consistiu na apresentação de um Plano de Execução do Projeto (PEP) por parte dos nove candidatos pré-selecionados. A segunda fase incluiu uma demonstração de suas soluções tecnológicas.

Ripple

O foco na escolha da empresa americana recaiu sobre seu profundo entendimento dos objetivos e casos de uso do projeto, juntamente com seu compromisso total com o sucesso do projeto e uma clara estratégia de desenvolvimento da moeda digital, como destacado pelo BNG.

Batizada de Lari Digital (GEL), a CBDC da Geórgia será avaliada em termos de casos de uso práticos nos setores público, empresarial e de varejo. A implementação será gradual.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ripple tem se destacado no cenário de CBDCs. Em maio de 2023, a empresa lançou uma plataforma para permitir que governos e bancos centrais desenvolvam suas próprias moedas digitais. Países como a Colômbia já conduziram testes com a empresa nesta área.

Os investidores na criptomoeda XRP demonstram entusiasmo com as notícias da empresa. Nos últimos sete dias, a criptomoeda aumentou 12%, como pode ser visto no gráfico fornecido pela TradingView.

Após uma alta motivada por uma decisão judicial em julho, a XRP viu um declínio constante, mas a partir de 19 de outubro, observou-se um aumento de 29% até o momento desta publicação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile