O notório defensor do Bitcoin Cash (BCH), Roger Ver, compartilhou em seu Twitter no último dia 29, um vídeo de uma máquina de venda automática em Hong Kong que aceita diversas altcoins, mas não aceita Bitcoin (BTC). De fato, além de aceitar BCH, a máquina aceita Litecoin (LTC), Ethereum (ETH) e Binance Coin (BNB).
No vídeo, Ver demonstra como a máquina funciona com as altcoins de maneira fácil e rápida. Além disso, ele aproveita para questionar o motivo das máquinas não aceitarem o Bitcoin (BTC). Para Ver os motivos seriam as altas taxas de transação e demora da rede processar o pagamento . “Por que estas máquinas de venda em Hong Kong aceitam Bitcoin Cash e Ethereum mas não aceitam Bitcoin?”, questionou Ver.
Reação da comunidade
A publicação de Ver chamou atenção da comunidade cripto, que levantou questionamentos sobre a operabilidade da máquina. O trader e youtuber Tone Vays, criticou Ver afirmando que “a verdadeira questão é quantas transações eles processaram desde a demonstração e o que estão fazendo com o BCH e ETH”. Para Vays, a máquina provavelmente não hospeda a criptomoeda, convertendo-a em fiat no momento da transação.
Além disso, Willy Woo foi além alegando que Ver teria pago para que o BCH fosse aceito por esse tipo de máquina. “É prática comum que altcoins […] paguem para ter acesso a caixas eletrônicos, o que levanta a questão de quão centralizados esses projetos são”, afirmou.
Apesar das acusações, Ver afirmou não ter comprado a hospedagem de sua altcoin preferida. “Investi em muitas coisas, mas, pelo que sei, não sou investidor de nenhuma maneira nessas máquinas de venda automática e nem conheço as pessoas por trás disso”, comentou. “Eu suspeito que a verdadeira razão pela qual eles não aceitam o BTC é porque as taxas do BTC são muito altas e os pagamentos são fáceis de reverter”.