Publicidade

Rússia está desenvolvendo nova ferramenta de análise de blockchain com atenção maior nas criptomoedas focadas em privacidade

Por Bruna Grybogi

O Serviço Federal de Monitoramento Financeiro da Rússia está atualmente desenvolvendo uma nova ferramenta de análise de blockchain para rastrear as principais criptomoedas, inclusive as focadas em privacidade. Apelidada de “Transparent Blockchain”, o novo sistema usará inteligência artificial para rastrear transações de criptomoedas. 

De fato, a “Transparent Blockchain” irá rastrear o movimento dos ativos criptográficos, conseguindo identificar prestadores de serviços associados aos fundos. De acordo com a RBC, o principal foco do órgão federal é combater atividades ilícitas relacionadas aos ativos digitais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Assim, o órgão pretende “reduzir parcialmente o anonimato” das transações envolvendo as principais criptomoedas. Contudo, entre as principais moedas digitais apontadas no comunicado se destacam Bitcoin, Ether e Omni. Entretanto, o sistema promete ir além, conseguindo rastrear e diminuir o anonimato de usuários de criptomoedas com foco em privacidade, como Dash e Monero.

Entretanto, o novo sistema está sendo financiado por recursos extra-orçamentários, porém, o projeto irá precisar de financiamento adicional. De acordo com a reportagem, o “Transparent Blockchain” irá custar cerca de 760 milhões de rublos, aproximadamente US$ 10,3 milhões. 

Segundo a agência de notícias, o regulador financeiro também possui outro projeto de um sistema protótipo para combater o tráfico de drogas. O órgão obteve sucesso nos testes preliminares com o sistema. Este sistema foi desenvolvido em colaboração com o Instituto de Física Lebedev da Academia Russa de Ciências

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile