Publicidade

Scams de Libra circulando no Instagram e no Facebook

Por Bia Gomes

Em meio às audiências do Senado para o projeto Libra, várias contas falsas de Libra estão se espalhando nas mídias sociais, especialmente no Facebook e no Instagram.

O Washington Post informou que mais de uma dúzia de páginas de Libra apareceram no Facebook e em sua plataforma Instagram. Algumas das contas falsas que se apresentaram como entidades oficiais para a cripto Libra foram retiradas em 22 de julho, depois que o Facebook foi alertado de sua existência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O gerente de comunicações da Calibra, Elka Looks, afirmou que o Facebook remove anúncios e páginas de suas plataformas se eles violarem suas políticas.

Algumas das contas falsas promoveram uma pré-venda de moedas Libra, atualmente não lançadas, a um preço com desconto. Muitas das contas ostentavam o logotipo do Facebook, fotos do CEO Mark Zuckerberg ou materiais oficiais de marketing da Libra.

Buylibracoins.com é um site fraudulento que usa uma cópia do logotipo oficial de Libra, oferecendo aos usuários a opção de criar uma conta e investir em Libra com Bitcoin (BTC) e outras grandes criptos. O site criou uma conta no Instagram para promover seus negócios, e enquanto a página de mídia social foi removida, o site ainda está ativo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Eswar Prasad, professor de economia da Universidade de Cornell, observou quão poeticamente irônico é que a própria plataforma do Facebook poderia ser o fator que reduziria a confiança no projeto de criptomoeda. Prasad disse no relatório que a principal questão da aceitação de Libra será a falta de confiança:

“O Facebook tem uma enorme rede mundial e enorme força financeira. . . Mas a única maneira de Libra funcionar bem como meio de troca é se todos puderem confiar nela. E essa é a grande questão agora: se haverá confiança suficiente no Facebook.”

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile