Publicidade

SEC acusa a Binance de não cooperar com as investigações e sugere que empresa pratica crime de evasão de divisas

Por Luciano Rodrigues
Foto: Leonardo.ai

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) acusou a Binance US de violar uma ordem de consentimento anterior. De acordo com um processo judicial divulgado na quinta-feira, 14, o regulador americano de valores mobiliários argumenta que a plataforma de negociação de criptomoedas não cooperou com a investigação em curso sobre supostas ofertas de valores mobiliários não registrados.

O preço do token nativo da Binance, o BNB, não foi afetado pelo desenvolvimento da ação judicial e segue com leve alta abaixo de 1%.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em junho, o regulador de valores mobiliários dos EUA apresentou uma ação judicial contra entidades da Binance e o fundador Changpeng Zhao (CZ) com 13 acusações. Estas incluem operar exchanges não registradas, corretoras e agências de compensação, representar de forma inadequada os controles de negociação e supervisão na plataforma Binance US e a oferta e venda não registrada de valores mobiliários.

Desde então, a SEC adicionou mais acusações à ação judicial à medida que o processo se arrasta. Em uma ordem judicial divulgada na quinta-feira, o regulador financeiro levanta questões sobre uma possível violação de uma ordem de consentimento da Binance.US.

SEC x Binance

Um juiz federal aprovou em junho uma ordem de consentimento, com base em um acordo temporário entre o regulador e a Binance US, que exigia que os fundos e ativos não fossem transferidos para o exterior.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A agência de supervisão governamental acredita que a exchange está violando essa ordem judicial. A SEC suspeita que a divisão de custódia da Binance.US, a Ceffu, não está registrada e que a exchange provavelmente está usando essa entidade para transferir ativos para o exterior, de acordo com documentos judiciais divulgados na quinta-feira.

Em um documento arquivado em 12 de setembro, a Binance.US abordou as preocupações da SEC sobre sua divisão de custódia. De acordo com a exchange de CZ, as preocupações da agência são “muito barulho por nada”.

A SEC busca a intervenção do tribunal para solicitar descobertas e determinar se os ativos dos clientes estão sendo protegidos de acordo com a ordem de consentimento ou se estão sendo transferidos para o exterior.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile