A Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA publicou um aviso hoje, 20 de maio de 2019, que está atrasando sua decisão sobre a proposta de ETF VanEck e SolidX Bitcoin. Com essa extensão adicional (a primeira chegando em 29 de março de 2019), a agência terá até 19 de agosto de 2019 para aprovar, rejeitar ou adiar a decisão mais uma vez; se for adiada pela segunda vez, a agência terá que chegar a uma decisão final até 19 de outubro de 2019.
Esta notícia é o primeiro de muitos casos em que a SEC adiou ou rejeitou mudanças de regras que permitiriam que o primeiro ETF Bitcoin do mundo chegasse ao mercado. A VanEck e a SolidX, em colaboração com a bolsa Cboe BZX, retiraram uma de suas muitas aplicações para um ETF Bitcoin em janeiro de 2019 em meio a uma paralisação do governo federal. O VanEck ETF foi considerado um dos melhores planos da indústria para receber a aprovação de tal produto, pois pioneiros como o próprio Winklevoss falharam, ao lado de muitos outros.
“Instituição de processo não indica que a Comissão chegou a qualquer conclusão em relação a qualquer das questões envolvidas.”, diz o aviso. “Ao contrário, como descrito abaixo, a Comissão busca e incentiva as pessoas interessadas a fornecer comentários sobre a mudança de regra proposta.”
Como nas decisões anteriores, a SEC está abrindo a palavra ao público para comentar sobre a validade ou a invalidade de um ETF Bitcoin. O documento lista várias preocupações, incluindo se a Cboe entrou ou não em um “acordo de compartilhamento de vigilância com um mercado regulado de tamanho significativo relacionado ao Bitcoin” para uma adequada descoberta de preço; qual é a relação entre o mercado futuro de Bitcoin e o mercado spot; quão eficaz o índice MVBTCO desenvolvido pela VanEck será para rastrear o preço do Bitcoin para o ETF; o que cada ponto de vista dos “comentadores” sobre o tamanho, liquidez, transparência, número e natureza dos participantes do mercado é; e porque a VanEck / SolidX comercializou o ETF como uma solução para investidores institucionais, em oposição aos de varejo.
O diretor de estratégia de ativos digitais da VanEck, Gabor Gurbacs, manteve-se otimista em relação à perspectiva de aprovação de um ETF, apesar dos revezes de atrasos, rejeições e retiradas. Enquanto isso, o comissário da SEC, Hester Peirce, opinou que a agência está se atrapalhando com uma oportunidade de inaugurar um veículo de investimento de bitcoin mais regulado e está sufocando o progresso do mercado, dizendo aos investidores o que é e o que não é um investimento legítimo.