A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) lançou, no último dia 30, uma solicitação para aquisição de uma ferramenta forense de blockchain. O intuito do órgão é monitorar contratos inteligentes em blockchain. Assim, as empresas interessadas podem apresentar suas propostas até o próximo dia 13 de agosto.
De fato, a SEC busca uma ferramenta para monitorar de perto o código de contratos inteligentes. Esta foi a maneira encontrada pelo órgão federal para começar a acompanhar e possivelmente futuramente fiscalizar o ecossistema DeFi.
De acordo com a solicitação publicada, a SEC busca uma “ferramenta capaz de analisar a lógica inteligente dos contratos”, como finalidade do contrato, especificações de venda de token, restrição de compra e venda, endereços na lista de permissões ou na lista negra e gerenciamento de permissões. Além disso, o órgão também quer uma ferramenta que possa identificar modificações realizadas através d e chaves de administrador.
Contudo, a autarquia também espera que a ferramenta seja capaz de realizar análises de segurança e vulnerabilidade das plataformas. Entretanto, tais funcionalidades não são listadas como preferencial ou necessária.
Vale destacar que esta não é a primeira vez que agências federais dos EUA buscam por ferramentas de análises de blockchain. Anteriormente, o Internal Revenue Service (IRS) fechou um acordo com a Coinbase para usar o software de rastreamento de blockchain da exchange. A notícia foi duramente criticada pela comunidade cripto internacional, contudo, Brian Armstrong, CEO da Coinbase, classificou isso como “importante para o crescimento do setor”.