SEC nega petição da Coinbase para regulamentação cripto

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) negou na sexta-feira a petição da Coinbase para a criação de regras regulatórias, uma decisão que membros da indústria consideram decepcionante, mas não surpreendente.

‘A negação da petição de regulamentação da Coinbase era esperada pelo setor jurídico de cripto e provavelmente pela própria Coinbase, dada a postura repetida da SEC de que já existem regras claras para a indústria’, disse Margaret Rosenfeld, diretora jurídica da Cube.Exchange.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mike Selig, advogado no departamento de gestão de ativos da Willkie Farr e Gallagher, destacou que a negação envia uma mensagem inconsistente para a indústria de cripto.

‘A SEC rejeitou a petição afirmando que tem outras prioridades regulatórias. No entanto, a agência realizou mais de cem ações de fiscalização contra participantes da indústria de cripto este ano’, disse Selig.

Ação legal da Coinbase contra a SEC

Logo após o anúncio da decisão da SEC, a Coinbase declarou que buscaria ação legal contra a agência, ação que a empresa protocolou na tarde de sexta-feira no Tribunal de Apelações do Terceiro Circuito.

💸 Receba até 5.000 USDT em Recompensas
Abra Sua Conta na BingX

‘Ninguém que olhe com justiça para nossa indústria acha que a lei é clara ou que não há mais trabalho a ser feito’, disse Paul Grewal, diretor jurídico da Coinbase, em uma postagem no X.

A Coinbase apresentou sua petição de regulamentação à SEC em julho de 2022, argumentando que os ativos digitais não se encaixam nas regras existentes e, portanto, precisam de um novo marco regulatório. A exchange pressionou novamente a SEC em março, pedindo clareza sobre como os protocolos de prova de participação se encaixam nas leis de valores mobiliários.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Posição da SEC e implicações futuras

O presidente da SEC, Gary Gensler, disse na sexta-feira que apoia totalmente a escolha de sua agência em negar a petição da Coinbase, repetindo um comentário que ele fez várias vezes para a indústria: as regras estão lá, basta segui-las.

‘Primeiro, as leis e regulamentos existentes se aplicam aos mercados de valores mobiliários cripto. Segundo, a SEC aborda os mercados de valores mobiliários cripto por meio de regulamentação também. Terceiro, é importante manter a discrição da Comissão em definir suas próprias prioridades regulatórias’, escreveu Gensler em um comunicado.

A mensagem está de acordo com o que Selig esperava, dada a enxurrada de litígios que a SEC iniciou contra a indústria este ano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile