Publicidade

Senadora americana diz que está criando exército antiBitcoin e criptomoedas

Por Luciano Rodrigues
Foto: Elizabeth Warren

A senadora americana Elizabeth Warren anunciou em suas redes sociais que sua campanha de reeleição terá um foco forte na indústria de criptomoedas, com um plano para “construir um exército anticripto” nos EUA.

Warren, que luta para conter a disseminação de criptomoedas há anos, introduziu em dezembro de 2022 a Lei Antilavagem de Dinheiro de Ativos Digitais de 2022, que foi amplamente criticada por republicanos e democratas. A lei exigiria que todas as entidades descentralizadas cumprissem requisitos rigorosos de AML.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em fevereiro deste ano, Warren prometeu reintroduzir o projeto de lei e sua última postagem no Twitter incluiu uma lista de suas realizações anteriores, incluindo o plano para construir um exército anticripto.

Bitcoin x EUA

O desdém da senadora pela indústria de criptomoedas não é novo, mas seu recente anúncio sugere que ela continuará pressionando para regulamentar e limitar a indústria de criptoativos.

Embora Warren tenha muitos críticos na indústria de criptomoedas, ela também tem apoiadores que acreditam que a regulamentação pode ser benéfica para a indústria, desde que seja bem pensada e equilibrada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, o plano da senadora para criar um exército anticripto levanta preocupações sobre a abordagem que ela pode adotar em relação à indústria que já vem sofrendo com o peso dos reguladores nos EUA.

Recentemente a SEC enviou um aviso para a Coinbase, pedido para a empresa encerrar seus serviços de staking bem como outros produtos de criptomoedas. A SEC também acusou Justin Sun de fraude e manipulação de mercado.

Já a CFTC focou na Binance e em CZ alegando que eles cometeram fraudes e venderam produtos nos EUA sem a autorização dos reguladores.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com reguladores americanos apertando o cerco sobre a indústria de criptomoedas, a postura de Warren pode ser vista como uma continuação dessa tendência. Embora a regulamentação possa trazer segurança para investidores e usuários de criptomoedas, também pode limitar a inovação e o crescimento da indústria.

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile