Publicidade

Senadores americanos apresentam projeto de lei que pode tornar o Bitcoin ilegal nos EUA

Por Bruna Grybogi

Nesta última semana, três senadores republicanos apresentaram um projeto de lei intitulado Lei de Acesso Legal aos Dados Criptografados de 2020 (LEAD), que busca permitir que agentes da lei dos EUA possam acessar dados criptografados de diversos setores do mercado. De fato, o projeto de lei tem potencial para impactar significativamente o mercado das criptomoedas, já que elas usam da tecnologia. 

Assim, o LEAD busca criar um mecanismo legal para proibição de qualquer serviço que use cripto sem fornecer acesso para que o governo possa monitorar. Além disso, ele também busca proibir efetivamente a produção e o desenvolvimento de dispositivos criptografados que não poderiam ser acessados ​​pela polícia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Desta forma, para que o produto ou serviço possa ser comercializado nos EUA, os senadores propõem que as empresas de um “backdoor”. Este backdoor, por sua vez, deverá ajudar os aplicadores da lei a acessarem os conteúdos criptografados. 

Isso influencia diversos setores que fazem uso da tecnologia, como exchanges, provedoras de carteiras digitais, e aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram. Contudo, o projeto de lei deverá impactar também o Bitcoin e seus investidores americanos. Por se tratar de uma criptomoeda descentralizada, não há alguém ou alguma entidade que possa aplicar as devidas mudanças sugeridas pelo LEAD. 

Sendo assim, é possível que o LEAD também venha a proibir o Bitcoin e outros criptoativos descentralizados no país. Além disso, empresas que usem a tecnologia blockchain de forma descentralizada também correm sérios riscos em continuar no país caso o projeto de lei seja aprovado. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile