Publicidade

Senadores dos EUA alertam Visa e Mastercard sobre o risco da criptomoeda do Facebook

Por Bruna Grybogi

À medida que o plano do Facebook de lançar uma criptomoeda avança, os legisladores de Capitol Hill enfrentam crescente pressão para interceder. Esta semana, essa intervenção tomou a forma de cartas dos membros democratas do Comitê Bancário do Senado, que alertam as empresas de serviços de pagamento para “esperar um alto nível de escrutínio” se apoiarem a Libra.

Audiência com Zuckerberg

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, foi anunciado na última quarta-feira (9) que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, será a única testemunha em uma audiência no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara no final deste mês. Essas medidas vêm em meio a relatórios sobre o declínio do apoio entre as empresas que comprometeram o financiamento para ingressar na Libra Association, a organização sem fins lucrativos com sede em Genebra que supervisiona o projeto e o próprio fracasso do Facebook em amenizar as preocupações com a estabilidade do sistema financeiro global.

“Prossigam com cuidado”

Nas cartas, o senador Sherrod Brown, o membro democrata do Comitê Bancário do Senado, e o senador Brian Schatz, outro membro democrata, alertam os CEOs da Visa, MasterCard e Stripe – todos membros da Libra Association – a prosseguirem com cuidado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Estamos preocupados porque as principais perguntas permanecem sem resposta sobre os riscos que o projeto representa para os consumidores, instituições financeiras regulamentadas e o sistema financeiro global”, dizem as cartas. “Pedimos que você considere cuidadosamente como suas empresas gerenciarão esses riscos antes de prosseguir, já que o Facebook ainda não demonstrou ao Congresso, reguladores financeiros – e talvez até mesmo suas próprias empresas – que está levando esses riscos a sério”.

As cartas continuam afirmando que o Facebook falhou em abordar como evitará que sua nova moeda digital seja usada para financiar crimes e terrorismo, ou como protegerá os consumidores dos riscos atualmente enfrentados exclusivamente por investidores credenciados. “Atualmente, o Facebook está lutando para resolver problemas maciços, como violações da privacidade, desinformação, interferência nas eleições, discriminação e fraude, e não demonstrou capacidade de controlar essas falhas”, dizem eles.

As cartas também alertam as empresas financeiras de que os problemas do Facebook poderão se tornar em breve: “Você deve se preocupar com o fato de que qualquer fraqueza nos sistemas de gerenciamento de riscos do Facebook se tornará fraqueza em seus sistemas que talvez você não consiga mitigar efetivamente”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

PayPal desiste da Libra

Na semana passada, o PayPal, uma das 28 organizações membros fundadoras da Libra Association, anunciou que estava deixando de lado o apoio. “O PayPal tomou a decisão de renunciar a mais participação na Libra Association neste momento“, disse a empresa. As notícias vieram logo após David Marcus, que lidera o projeto no Facebook , dizer aos repórteres numa entrevista que ele “não tinha conhecimento” dos planos de nenhuma organização específica de não participar.

Mantenha as tecnologias longe das finanças

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No início deste ano, os democratas da Câmara divulgaram uma legislação destinada a interromper os planos do Facebook, citando preocupações sobre o uso de criptomoedas para contornar as regras contra lavagem de dinheiro. O projeto, conhecido como “Lei Para Manter as Grandes Tecnologias Fora das Finanças”, proibiria qualquer empresa de tecnologia dos EUA com uma receita anual de mais de US $ 25 bilhões de emitir moedas digitais. Espera-se que a legislação seja um tópico na audiência da Câmara, onde Zuckerberg testemunhará.

Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile