Solana – Analista expõe novamente conjunto de problemas e procedimentos obscuros dentro da rede

Na última semana a blockchain da Solana travou mais uma vez, o que resultou em novas análises críticas de analistas ao protocolo.

O protocolo Solana conglomera um monte de falhas e travamentos, além uma enxurrada de dados falsos

Justin Bons, CIO da Cyber ​​Capital, publicou uma nova “thread” em seu perfil do Twitter fazendo críticas ao protocolo Solana, onde comentou sobre os travamentos da rede, falsificação de informações e centralização de validadores.

Na thread de 25 postagens, Bons disse que “a rede Solana tem sido marcada por controvérsias desde a sua fundação, com tempo de inatividade frequente, falhas, hacks e escândalos!”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
https://twitter.com/Justin_Bons/status/1576984036999778304

O analista primeiro criticou a forma a qual foi usada para restaurar o sistema da rede Solana, que ficou travada por algumas horas no dia primeiro de outubro.

Bons disse que foi “chocante” a decisão de reiniciar a cadeia ” de forma centralizada usando checkpoints!”.

Em seguida, apresentou trecho de um documento que diz que a maior parte do valor total em garantia (TVL) da rede é falso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Bons já havia feito uma outra thread sobre o assunto anteriormente, o qual o assunto inclusive foi noticiado pelo Bitnotícias.

Também comentou sobre as provas de que as transações por secundo (TPS) da rede são massivamente infladas, portanto falsas.

O analista disse que o protocolo “conta as mensagens de coordenação de consenso como se fossem TXs! Causando um aumento aparente de 100x no TPS”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Seguindo, comentou que no início do mês de agosto deste ano mais de 8.000 carteiras de usuários foram hackeadas em um ataque de exploração com o envio de chaves privadas não criptografadas.

Bons pontuou o fato das carteiras mais usadas da rede Solana serem de código fechado, o que “atrai mais riscos” aos usuários.

E expôs como o protocolo é centralizado em relação a execução de nós validadores, onde as estimativas levam ao montante de mais de US$ 6 milhões “para executar um validador de forma lucrativa!”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Bons acha estranho que “esta escolha de design específica” não seja trocada.

Por fim, o analista voltou a falar sobre o suprimento de tokens Solana (SOL), ao qual os desenvolvedores mentiram sobre o número total de tokens SOL ao lançarem o protocolo.

A mentira foi descoberta e depois os próprios desenvolvedores assumiram a fraude, prometendo queimar os tokens excedentes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entretanto, orquestraram procedimentos escusos e no final das contas praticamente dobraram o número de tokens ofertados.

Há tempos analistas vêm divulgando informações que mostram que a rede Solana é um protocolo arriscado de investimento, e que possui muitos pontos obscuros em sua blockchain.

Tags
Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile